Percorrer por autor "Parreira, Artur, orient."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Evasão escolar na EJA: estigma ou desafio das escolas públicas?(2016) Peres, Gleyce Marinho Barreto; Parreira, Artur, orient.Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que pretendeu conhecer os principais causadores da infrequência e posterior evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos no município de São Gonçalo (RJ) e também, as estratégias implementadas por duas escolas dessa rede no enfrentamento do problema. Buscou-se investigar os seguintes fatores geradores da evasão: o modelo de educação que privilegia a mera recepção de conteúdos, o currículo desassociado da realidade do alunado adulto, a avaliação (prova) como único meio, classificatório e excludente, além da questão relativa ao horário de ocupação profissional que incide sob o horário escolar de EJA. Como pano de fundo, procurou-se ainda conhecer o envolvimento não só dos educadores, mas de toda a comunidade escolar, no desenvolvimento de relações interpessoais que possibilitam a criação de vínculos de amizade e respeito mútuo entre os envolvidos no processo educativo, de tal forma que, vêm contribuindo de maneira relevante e perceptível para a permanência de diversos alunos adultos do ensino noturno, do início ao término do curso, nas Unidades escolares investigadas. A pesquisa empírica desenvolvida, de cunho qualitativo e exploratório, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, questionário e levantamento de dados estatísticos da evasão nos anos de 2012-2013, junto às secretarias das escolas e à Secretaria Municipal de São Gonçalo. A amostra consistiu em um total de 11 entrevistas (7 alunos evadidos, 3 professoras e 1 coordenadora geral da EJA do município referido) e aplicação de questionário a 180 alunos frequentadores da EJA. Não surgiu qualquer pretensão de se alcançar proporcionalidade na amostra, mas sim, fazer um recorte do campo educacional brasileiro, a fim de levantar elementos qualitativos que fundamente a discussão do tema, compondo um rol de matrizes representacionais e explicativas desse fenômeno social. Ao proceder á análise dos dados, conjugou-se as perspectivas teóricas com os dados da pesquisa. Os resultados desse estudo mostram que há algumas falhas por parte dos administradores municipais e das instituições de ensino pesquisadas, no sentido de formular estratégias para a erradicação da evasão escolar, ou pelo menos, a diminuição do fenômeno. Percebe-se pouca preocupação e engajamento dos gestores responsáveis em buscar soluções para a questão. Torna-se necessário reavaliar todas as estratégias (ações) desenvolvidas até aqui, mantendo as que estão dando certo e planejando novas no sentido de enfrentar o problema, uma vez que, essas ações não tem sido eficazes, pois a cada ano o fenômeno se repete. O estudo aponta que os principais motivos de contribuição para a manutenção deste fenômeno são: exclusão na escola, inadequação do sistema de ensino e fenômeno político macrossocial, por exemplo, a pressão do trabalho sobre os alunos. Os profissionais de educação sinalizam que a “resolução” do problema depende, ainda, de aspectos ligados à política de educação em sentido local e geral.