Percorrer por autor "Patuleia, Mafalda, orient."
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Item A sustentabilidade social no turismo : impactos no comportamento de compra do turista(2022) Flávia Daniela Couto, Sacramento; Patuleia, Mafalda, orient.O turismo tem crescido rapidamente em muitas regiões e países, apoiando e impulsionando as economias locais. No entanto, o fim não justifica os meios e os impactos ambientais e sociais desse desenvolvimento têm de ser tidos em consideração. O turismo sustentável não é apenas uma tendência ou palavra da moda. É sim um conceito que deve ser implementado em todo o lugar e em todas as atividades. As empresas, nas suas atividades diárias impactam, direta ou indiretamente, os seus empregados, stakeholders, clientes e comunidades locais, algo que é especialmente visível na indústria do turismo. Infelizmente, não temos ainda assistido a esforços consideráveis para medir os impactos sociais do turismo, da perspetiva do consumidor- o turista -, que detém papel de crescente relevância no desenvolvimento da atividade. Este trabalho tem como objetivo estudar os impactos socias do turismo e o papel desempenhado pela indústria hoteleira neste campo, através de uma perspetiva diferente, a dos turistas, clarificando a sua opinião relativamente aos esforços feitos pelos hotéis e seus gestores na gestão destas questões. Os turistas têm um papel cada vez mais importante na construção da imagem e no marketing dos destinos e a sua opinião é hoje, mais do que nunca, um ativo a considerar e prestar atenção. Será que valorizam uma performance mais responsável e socialmente sustentável? Será isso suficiente para que estejam predispostos a pagar mais para se alojarem num hotel que o faz? Terão os turistas noção do seu poder nesta matéria? Um questionário com vários indicadores-chave retirados da literatura sobre os impactos socias do turismo foi aplicado a turistas portugueses para tentar responder a estas assuntos e compreender de que forma eles afetam o processo de tomada de decisão dos turistas e posteriormente, uma entrevista, que permitiu aprofundar os conhecimentos que o questionário tinha permitido adquirir. Este estudo permitiu perceber que a sustentabilidade social é de facto um fator intensificador da lealdade e predisposição para pagar mais pela estadia num estabelecimento hoteleiro. De forma transversal, os participantes no estudo mostraram que este é um tema deveras importante para os consumidores e que deve ser tido em consideração nas decisões de gestão de hotéis.Item Turismo inclusivo : a acessibilidade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico(2022) Rebelo, Sandra Filipa Castro Da Fonseca; Patuleia, Mafalda, orient.A acessibilidade plena a pessoas com mobilidade reduzida, aplicada ao turismo, é de difícil concretização e não deve ser vista de forma absoluta, mas como uma preocupação de tornar os serviços turísticos mais acessíveis e centrados nas necessidades específicas e individuais das pessoas enquanto turistas, devendo as entidades nacionais e regionais adotarem boas práticas, de modo a construir um turismo de todos, para todos. Neste estudo foi utilizado o método Delphi, um método qualitativo que pretende reunir, junto de peritos da área do turismo, um conjunto de conhecimentos sobre um determinado tópico. Assim sendo, tendo em conta estas características, definiu-se um painel de membros, de doze especialistas. Foram definidos como objetivos, analisar a competitividade de um destino para pessoas com mobilidade reduzida, analisar se Lisboa é atrativa e inclusiva tendo em conta as infraestruturas, serviços, hospitalidade, atrações turísticas e acessibilidades, de forma a responder ao objetivo geral - verificar a acessibilidade e atratividade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico. Esta metodologia qualitativa foi especificada e apoiada com uma metodologia quantitativa, onde através de uma análise de conteúdos e dos dados estatísticos recolhidos nas entrevistas, delimitou-se, após um grau de concordância entre os especialistas determinadas características e elementos fundamentais a ter em conta para a acessibilidade de Lisboa para pessoas com mobilidade reduzida que influencia a sua competitividade com outros destinos turísticos. Os resultados obtidos no estudo demonstram que os fatores e recursos de Lisboa são cada vez mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Concluiu-se que o entretenimento, as infraestruturas gerais e de turismo, os alojamentos, as várias atividades e os recursos culturais e a qualidade dos serviços, são as que apresentam uma maior acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, ao contrário do marketing de um destino, das acessibilidades e dos recursos naturais.