Percorrer por autor "Payan Carreira, Rita"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Application of the ADAPTED FRISCO framework in case-based learning activities(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Monteiro, Maria João; Rainho, Maria da Conceição; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAcquisition of clinical skills is of upmost importance for health sciences professionals, and a guarantee that safe and effective patient care will be provided. Clinical competencies may encompass a series of skills that are introduced through graduation and developed during professional activity, namely the technical skills, communication skills, clinical reasoning and reflexion in daily practice. Therefore, clinical competence is not a static skill, but it grows with practice and is lifelong learning. Case-based learning is frequently used to enhance learning in clinical reasoning and judgment for rational decision-making, competencies that are also associated to critical thinking. To be effective, casebased activities need to be structured, the learning objectives adjusted to each situation and students sought to be guided throughout the activity, so that they are actively engaged in the learning process bridging learning to professional environments. In this paper the authors present a model for a case-based activity aiming to enhance clinical competency in health science students. Framed by the application of the FRISCO guidelines adapted in previous work, the authors illustrate, by an example, how, in the proposed activity, congruence may be achieved among intended learning, instructional activities, and assessment methods while teaching diagnostic reasoning to health sciences students.Item Contributo ao estudo dos mastocitomas dos cães(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Catarino, José Carlos Mota; Alves, Maria Margarida Ferreira; Macara, Ana; Coelho, Filipa; Santos, Joana Isabel Pinto; Oliveira, Susana; Novais, Susana; Reis, Joana; Payan Carreira, Rita; Carvalho, Inês; Marcelino, Maria; Faísca, Pedro; Faculdade de Medicina VeterináriaOs mastocitomas são as neoplasias malignas de pele mais comuns nos cães. O diagnóstico é direto, contudo o seu comportamento biológico é imprevisível. Até ao momento continua a não existir uma metodologia capaz de sinalizar todos os mastocitomas mais agressivos. A linha de investigação do nosso laboratório e tema de projeto de doutoramento foca-se na avaliação do potencial prognóstico de diferentes técnicas e marcadores biológicos nos mastocitomas dos cães.As tarefas que se encontram a ser desenvolvidas são:Um estudo epidemiológico, cujo objetivo é o de sinalizar fatores de risco no desenvolvimento deste tumor e no qual estão incluídos 851 mastocitomas diagnosticados entre 2020-2021.Um estudo de follow-up clínico no qual foi avaliado o outcome em 60 casos de mastocitomas diagnosticados entre 2017-2022, de modo a ser obtido um conjunto de amostras com informação sobre o comportamento biológico.A avaliação de marcadores de prognóstico nos casos com follow-up, nomeadamente a avaliação expressão tecidular da Cicloxigenase-2 (COX2), a pesquisa de mutações no gene CKIT e a medição do volume médio nuclear. A avaliação da expressão da COX2 está a ser realizada através da técnica de imunohistoquímica, a pesquisa de mutações no gene CKIT será concretizada através da extração de DNA para PCR em blocos de parafina e a medição do volume médio nuclear utilizando métodos estereológicos. Em paralelo está também a ser explorada a aplicabilidade da espectroscopia de Raman nestes tumores.O culminar destas tarefas pretende contribuir para um melhor entendimento e previsão do comportamento destes tumores no cão.Palavras-chave: Mastocitoma, Prognóstico, COX-2, C-KIT, Estereologia, Raman.Item Critical thinking education in the portuguese higher education institutions : a systematic review of educational practices(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Cruz, Gonçalo; Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA educação do Pensamento Crítico (PC) tem sido uma preocupação crescente no contexto do Ensino Superior (ES) português, tanto para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, como para responder aos desafios societais cada vez mais complexos. No entanto, há ainda uma carência de estudos sistemáticos de revisão da literatura que caracterizem as diferentes práticas educativas de PC adotadas pelos docentes universitários. Assim, a presente revisão pretende compreender em que sentido os docentes portugueses do ES têm desenvolvido competências e disposições de PC nos seus alunos, de forma contínua, explícita e eficaz. Seguindo as etapas de métodos de revisão da literatura, foram analisados 27 estudos empíricos. Os resultados mostram que, embora as práticas educativas de PC tenham aumentado gradualmente ao longo dos anos, as mesmas tendem a ser adotadas de forma implícita, não-intencional e em curtos períodos de tempo, desvalorizando o desenvolvimento de disposições de PC em sala de aula. Verifica-se a necessidade da existência de estudos complementares (experimentais, longitudinais), a fim de avaliar a permanência ou generalização do PC nos estudantes. Trabalhos futuros deverão estimular uma discussão mais aprofundada sobre como superar as dificuldades encontradas, orientando docentes e instituições de ES no desenvolvimento, suporte e avaliação de práticas educativas de PC.