Percorrer por autor "Pereira, Diana Abreu"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cecília Meireles, uma educadora à frente do seu tempo: um estudo sobre a influência das crônicas educacionais no referencial curricular nacional para a educação infantil(2020) Pereira, Diana Abreu; Tavares, Manuel, orient.A presente pesquisa centra-se no pensamento educativo de Cecília Meireles e na sua influência na construção do referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa, essencialmente de caráter bibliográfico e documental, foi analisar, a partir do estudo das crónicas da autora, do Manifesto dos Pioneiros e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as influências do pensamento pedagógico de Cecília Meireles. Para tanto, a questão de pesquisa que nos norteou foi: “quais as influências do pensamento de Cecília Meireles na elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil?”. Com isso, epistemologicamente, seguiram-se as perspectivas Construtivistas e Interacionistas como fundamento teórico. Ademais, as categorias analíticas utilizadas foram: concepções de infância, educação infantil, escola de qualidade, escola participativa, escola laica, relação professor-aluno e afetividade. Diante disso, no tocante à metodologia, optou-se por uma abordagem hermenêutica, a partir dos estudos de Paul Ricoeur, com a finalidade de desvelar os diversos sentidos dos textos em análise. Por fim, as principais conclusões do estudo apontam para uma estreita relação entre o pensamento pedagógico e político de Cecília Meireles e o Manifesto dos Pioneiros da Educação e os princípios que sustentam o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.