Percorrer por autor "Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient."
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Item Fatores associados à qualidade do atendimento presencial ao público no setor da saúde em Angola(2022) Machado, Cleves Leandra; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.Para melhor compreensão do tema, recorremos a uma frase clássica de Kotler que diz “ você não tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. Vivemos numa sociedade onde as organizações enfrentam a todo o instante a competitividade e algumas variáveis como tempo, qualidade, custo e inovação definem seu diferencial num mercado altamente globalizado e disputado. Para que os objetivos sejam alcançados, o leme é dirigido por pessoas. Com o passar dos tempos a relação entre as organizações e o capital humano mudou drasticamente. Os colaboradores deixaram de ser apenas parte do processo produtivo e passaram a ser o foco, ocupando um papel determinante no sucesso das organizações. Em contrapartida, as organizações passaram a exigir competências variadas dos seus colaboradores como estratégia competitiva, contando com responsabilidade, esforço, comprometimento e dedicação. Dentre as competências exigidas, o comportamento passou a ser um desafio nas organizações em razão das influências intrapessoais e interpessoais. Saber controlar e gerir as emoções e ter habilidade para compreender as ações dos outros tornou-se um diferencial no mundo organizacional. Hoje, além do conhecimento técnico, o mercado exige um profissional com autoconhecimento atrelado à autogestão, automotivação, empatia e habilidades sociais O presente trabalho tem como objetivo analisar os Fatores Associados à Qualidade do Atendimento Presencial ao Público no Setor da Saúde em Angola. Palavras-Chave: Atendimento ao utente, Saúde.Item Impacto do social commerce no comportamento do consumidor de Turismo(2021) Fonseca, Daniela Almeida da; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.O principal objetivo deste estudo consiste em investigar o papel do social commerce na intenção de compra dos portugueses de produtos e serviços de turismo, através da análise da relação dos fatores sociodemográficos e da confiança dos consumidores com as compras online. Para o efeito, opta-se pelo método quantitativo e um questionário online aplicado a 366 participantes. Discutem-se cinco hipóteses que operacionalizam o problema de investigação sobre a relação entre esses fatores e a confiança, e a intenção de compra e a posterior compra pelos consumidores. Através da análise de componentes principais dos itens do questionário, foram apuradas seis dimensões finais - «intenção de compra», «conveniência», «confiança», «publicidade», «influência e opiniões de terceiros» e «utilização do social commerce». A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que existem diferenças estatisticamente significativas na intenção de compra dos participantes relacionadas com as variáveis sociodemográficas «habilitações literárias» e «idade».Item A influência da comunicação na preferência do consumidor : o caso da marca intimissimi(2021) Farias, Ana Marta Martins; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.O objetivo principal deste estudo visa aprofundar a contribuição da comunicação de uma marca que se insere no setor de lingerie de nome Intimissimi, através da sua eficácia junto do comportamento do consumidor e consequente preferência pela mesma. Para tal, optou-se por um estudo quantitativo, tendo-se elaborado um questionário online aplicado a uma amostra de 111 participantes. O modelo teórico estrutura-se em torno da comunicação de marketing e do comportamento do consumidor. Formulam-se seis hipóteses correspondentes ao problema de investigação, sobre a relação entre a comunicação da marca em questão e os consumidores, sobrevindo na sua eficácia e consequente preferência. Da análise das componentes principais dos itens do questionário, apuram-se três dimensões finais - «preferência», «comunicação» e «eficácia» -, que são depois submetidas a testes não paramétricos, feita a sua análise de normalidade. Pela análise de resultados, verificam-se as hipóteses relativas às diferenças na comunicação da marca percebida pelos participantes relacionadas com as variáveis sociodemográficas «habilitações literárias» e «área de residência».Item A influência dos estereótipos de género na comunicação de Marketing de género(2021) Medeiros, Raquel Alexandra Cardoso; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.O objetivo principal deste estudo visa aprofundar o conhecimento sobre a atitude em relação à comunicação de marketing de género, relacionando-a com as perceções de componentes sobre os estereótipos de género - papéis de género e descritores de traços. Para tal, optou-se por um estudo quantitativo, tendo-se elaborado um questionário online aplicado a uma amostra de 54 participantes. O modelo teórico estrutura-se em torno do comportamento do consumidor, dos estereótipos de género e da comunicação de marketing de género. Formulam-se seis hipóteses correspondentes ao problema de investigação, sobre a relação entre a comunicação de marketing de género e os consumidores, e a respetiva associação com os estereótipos de género de papéis e descritores de traços. Pela análise das componentes principais dos itens do questionário, mantêm-se as três dimensões iniciais - «comunicação de marketing de género», «estereótipos de papéis de género» e «estereótipos de género de descritores de traços» -, que são depois submetidas a testes não paramétricos, feita a sua análise de normalidade. A análise de resultados verifica a hipótese relativas às diferenças na comunicação de marketing de género percebida pelos participantes relacionadas com a variável sociodemográfica «sexo». De igual forma, verifica-se uma associação entre a perceção sobre os estereótipos de papéis de género e a atitude sobre a comunicação de marketing de género.Item O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal(2020) Fernandes, Janice da Costa; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.A presente dissertação tem por objetivo a análise do perfil do consumidor de frutos secos em Portugal (continental) e a identificação dos determinantes da sua escolha, com a aplicação de um questionário adaptado do Food Choice Questionnaire. Através da revisão da literatura, foram formuladas hipóteses e levantou-se um modelo teórico da investigação. O questionário foi administrado a 184 participantes. Foram aplicadas técnicas de análise de medidas centrais, correlações, análise de Componentes Principais e testes não-paramétricos (Mann-Whitney). Da análise resultou a identificação do perfil sociodemográfico e de consumo dos participantes. Foram identificados cinco fatores principais, sendo por ordem os itens de maior importância na escolha dos frutos secos o «sabor dos frutos secos», a «relação qualidade-preço», a «natureza dos ingredientes» e questões relacionadas com a saúde. Também se verificaram diferenças nos critérios de escolha de frutos secos relacionados com variáveis sociodemográficas. A convergência dos nove fatores em apenas cinco sugere a necessidade de readaptar as dimensões propostas às diferenças culturais.