Percorrer por autor "Pinto, Manuel Serafim"
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Item O centenário do nascimento de Humberto Delgado(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Pinto, Manuel SerafimComemora-se em 2006 o centenário do nascimento do General Humberto Delgado que, no seu percurso curricular multifacetado, teve um papel primordial na institucionalização da Aviação Civil em Portugal, com a criação do Secretariado da Aviação Civil e dos T.A.P. - Transportes Aéreos Portugueses. No dia do nascimento, no Aeroporto de Lisboa, realizou-se o lançamento e obliteração de 1º dia do selo Humberto Delgado, na série «Vultos da História e da Cultura», o lançamento do livro Humberto Delgado e a Aviação Civil, de Frederico Rosa, e a inauguração da exposição Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus, que irá percorrer os principais aeroportos nacionais.Item A centralidade do poder político na emergência da aviação comercial portuguesa(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Pinto, Manuel SerafimA aviação civil de transporte aéreo regular, em Portugal, emergiu por necessidade política do Estado Corres+pondendo à política colonial internacional. Se bem que tivessem surgido algumas companhias de aviação, anteriores ao serviço aéreo dos TAP, pertencente ao SAC, a maioria com capital estrangeiro, todas tiveram por objetivo a sustentabilidade as «subverções» do Governo português. Contudo, a emergência de portugueses como pioneiros e inventores da aviação acompanhou a história internacional, mas as ações tiveram um cariz individual e não empresarial. A construção da aviação com ligação às colónias impunha-se dentro da política internacional e a «linha aérea imperial», que fora uma proposta anterior à constituição dos TAP, apareceu por vontade do Governo estabelendo essa ligação aérea e terminando com alguma apetência estrangeira na sua exploração.Item O desenvolvimento nacional e a segurança do Estado: um exemplo estratégico omitido pela política nacional no passado(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Pinto, Manuel SerafimEste artigo fundamenta-se num livro pouco conhecido que pretendeu transmitir algumas das propostas de desenvolvimento a partir de recursos naturais em Angola, fáceis de explorar, com uma articulação aos interesses da metrópole. Escrito imediatamente antes da Segunda Guerra Mundial, apresenta-se com uma antevisão sobre a própria guerra e a reconversão do equipamento militar que poderia ter uma repercussão na economia em geral. Porém, a visão política do Estado Novo sobre a estratégica para o desenvolvimento das colónias foi uma matéria omitida dos seus grandes planos.Item O despertar da aviação portuguesa e a Primeira Guerra Mundial(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Pinto, Manuel SerafimA entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial foi motivada pela necessidade de salvaguardar a possessão das colónias. Como todas as grandes deliberações políticas, encontrou resistências de vária índole – política, económica e social –, sendo a mais relevante o reconhecimento geral sobre a falta de equipamento e de preparação militar. A aviação nacional encontrava-se numa situação embrionária, fundamentalmente, por razões económicas e, ao entrar na guerra, estava dependente da cedência de aviões estrangeiros. Contudo, a aviação militar portuguesa teve o seu papel na guerra, na falta de material, através dos homens com a sua dedicação e bravura.Item Fonseca, Ribeiro da (1935). Aviação. Lisboa: Edição do Autor(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Pinto, Manuel SerafimTeófilo José Ribeiro da Fonseca nasceu em Macau, em 1886, e morreu com 86 anos. “Fez os estudos secundários no Colégio Militar, tendo assentado praça em 29-X-1905. Tirou o curso da arma de Cavalaria na Escola do Exército […arma científica, a par da engenharia] Foi promovido sucessivamente […] a capitão em 29-IX-1917 […]” (GEPB, s/d, Vol XXV, p.614). A 2 de Dezembro de 1917 tirou o brevet em França, ou seja 2 meses e 2 dias depois da promoção, passando a ser o 28º oficial piloto-aviador do Exército (Ferreira, 1961, p. 161). Em 1938 foi promovido a brigadeiro (major-general) sendo o primeiro oficial general da Aviação do Exército e, em 1939, entrou como general para o CSE - Conselho Superior do Exército.