Percorrer por autor "Pita, Manuel Arturo Marques, orient."
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Diálogo saudável : desenvolvimento da aplicação Debaqi(2020) Perdigão, Pedro de Almeida; Pita, Manuel Arturo Marques, orient.Ao longo dos tempos a introdução de novas tecnologias no nosso quotidiano tem vindo a moldar gerações e a revolucionar o modo como trabalhamos e vivemos em sociedade. A tecnologia, para além de ter tornado as nossas vidas bastante mais fáceis e simultaneamente mais eficientes, abalou profundamente os alicerces da necessidade humana de socialização presencial. Há algumas décadas, seria necessário esperar vários dias e até, nalguns casos, meses por uma mensagem, privilegiando-se a comunicação direta. Agora, através de uns meros cliques num smartphone podemos enviar instantaneamente um e-mail ou uma mensagem a qualquer pessoa no Mundo, desde que tenha em sua posse um dispositivo habilitado a receber este tipo de conteúdo. A crescente disponibilização de chats e redes sociais como meios de comunicação indireta entre pessoas através da Internet tem vindo a mudar profundamente a maneira como os Seres Humanos tendem a comunicar, afetando negativamente a aptidão de comunicação frontal. Destacam-se neste âmbito os jovens - os «heavy users» - enquanto população alvo deste estudo, por serem aqueles que tendem a ter maior fragilidade na «saúde» de um diálogo online. Atentos a esta temática, a Rede de Bibliotecas Escolares e o COPELABS desafiou-nos a desenvolver uma aplicação Web, que recorrendo às mais atuais tecnologias «open-source» e Cloud, permitisse realizar debates online em formato de chat, onde os utilizadores pudessem partilhar livremente e anonimamente as suas opiniões sobre qualquer tema passível de ser parametrizado no sistema: uma espécie de «prós e contras» digital. Por isso, «batizámos» esta aplicação com o nome de Debaqi, um diminutivo de «debate aqui». Esta plataforma, para além de ser um meio de comunicação digital, destaca-se das restantes por incluir algoritmos de inteligência artificial que permitem extrair métricas referentes à «saúde» de um diálogo. No âmbito desta investigação, convidámos diversos Professores de várias Escolas Nacionais para criarem grupos de 15 a 20 de estudantes. Mediante autorização prévia dos respetivos encarregados de educação, os alunos puderam expressar as suas ideias acerca de temas da atualidade através da aplicação Debaqi. Os estudantes tiveram oportunidade de debater assuntos como a alteração climática, a privacidade no namoro e a violência de género. A análise dos dados gerados nas atividades visa apoiar a evolução do papel do Professor Bibliotecário numa sociedade constantemente online, facultando ferramentas que permitam identificar tendências, áreas problemáticas e oportunidades de intervenção em tempo real.Item PT-Parl Insights API(2021) Vais, Julio Cesar Oliveira; Pita, Manuel Arturo Marques, orient.Portugal passou por diferentes momentos políticos ao decorrer dos anos até chegar na atual democracia. Esse período teve início em 1974 e um dos destaques desse regime é a criação da Assembleia da República, que se tornou a instituição do poder legislativo. A Assembleia disponibiliza os registros dos debates desse período democrático, o que inclui os discursos de políticos e seus partidos. Atualmente, esses registros estão digitalizados, o que possibilita a realização de estudos a nível computacional. Além disso, a computação e a tecnologia evoluíram muito nos últimos anos. Áreas de pesquisa, como a «Natural Language Processing» (NLP) e «machine learning» (ML), também tiveram grandes avanços. O PT-Parl insights API foi desenvolvido com o objetivo de fazer uso dessas tecnologias para possibilitar a realização de estudos dos debates do Parlamento. Essa solução é uma «Application Programming Interface» (API) que possibilita a realização de pesquisas e análises de textos utilizando técnicas avançadas de «Parser» e NLP, com a finalidade de compreender melhor e caracterizar os discursos de políticos e seus partidos.Item Qi-Dashboard: visualização de informação de debates online(2022) Saraiva, Bruno David Ferreira; Pita, Manuel Arturo Marques, orient.Ao longo dos últimos anos a grande quantidade de dados presente no nosso quotidiano tem vindo a moldar a forma como trabalhamos e vivemos. Muitas disciplinas científicas tiveram de evoluir rapidamente, e inclusive, novas disciplinas emergiram para responder aos novos problemas do ecossistema da informação, tais como a difusão de noticias falsas, o discurso de ódio, entre outros. O processamento estatístico de linguagem natural dentro da Inteligência Artificial, e a visualização de informações dentro da Ciência dos Dados, são dois exemplos de tais disciplinas, e de facto, as duas disciplinas centrais do presente trabalho. Para esta dissertação foi implementada uma solução inicial para o problema de extrair e interpretar informação que descreve comportamentos de grupo em situação de debate online em contexto educativo. A solução concreta é um dashboard visual que apresenta indicadores baseados em duas dimensões: (1) o fluxo de mudanças de tópico ao longo das conversas, a qual é indicativa da coerência do grupo; (2) a distribuição de interações por interveniente, a qual mostra a media em que os intervenientes participaram de forma equilibrada ou se a conversa foi dominada por um subconjunto, relativamente pequeno, de participantes. O cumprir os objetivos desta dissertação significou, por um lado, um estudo das teorias e fundamentos da visualização de dados, e, por outro, também aprender os métodos e paradigmas do que é conhecido como ‘text as data’. Assim, demonstrou-se que é possível transformar textos não estruturados, provenientes de interações de grupos online, em visualizações, que capturam conhecimento útil no diagnóstico de potenciais problemas relativos à saúde da conversa em redes sociais. Palavras-chave: Dashboards visuais, representação vetorial de texto, modelação de tópicos