Percorrer por autor "Pocinho, Ricardo"
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Item A auto-eficácia na adaptação aos desafios do envelhecimento(University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Cruz, Cristina; Navarro Pardo, Esperanza; Pocinho, Ricardo; Anjos, Vítor Nuno; Jacob, Luis; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste artigo aborda a problemática do envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar, estudada no contexto de adultos portugueses que frequentam Universidades Seniores em Portugal. Pretende-se especificamente, numa análise exploratória, conhecer a perceção da auto-eficácia na compreensão do bem-estar e qualidade de vida destas pessoas, através do construto de bem-estar subjetivo (BES). Para o efeito, foi realizado um trabalho empírico de natureza não experimental correlacional, que abrangeu 214 alunos de 7 Universidades Seniores portuguesas, com idades compreendidas entre os 51 e 86 anos, média de 68,26 anos. Os dados foram recolhidos por questionário, através dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e Escala de Afeto Positivo e de Afeto Negativo (PANAS) e Escalas PALADIN. Verificou-se nos principais resultados que a maioria das correlações encontradas são significativas, exceto no caso da auto-eficácia na área das finanças com a afetividade negativa. Estes resultados permitem corroborar que seniores mais ativos em termos das 5 áreas centrais da vida, consideradas neste estudo, apresentam níveis superiores de bem-estar.Item Bem-estar psicológico na reforma: a importância da preparação dos trabalhadores para a transição(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Pocinho, Ricardo; Belo, Pedro; Silva, Carlos da; Navarro Pardo, Esperanza; Fernández Muñoz, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO envelhecimento da população é uma realidade atual da nossa sociedade e, portanto, torna-se fundamental a criação de estratégias para que esta fase da vida seja vivida de forma positiva e saudável. Não obstante, é impossível evitar certas perdas que vão ocorrendo ao longo do envelhecimento, pois fazem parte do próprio processo. A reforma é uma dessas perdas, a nível social, com um grande impacto na vida dos indivíduos e nas famílias uma vez que todos nós somos profssionalmente ativos durante grande parte das nossas vidas. Torna- se, assim, importante a criação de estratégias precoces que habilitem as pessoas adultas e profssionalmente ativas para prepararem o seu próprio processo de reforma, isto é, a transição do trabalho ativo para a aposentadoria. Uma dessas estratégias poderá ser a frequência de um curso que se destina a preparar as pessoas adultas para esta transição. O presente trabalho avança com hipóteses sobre o impacto desta estratégia no nível de bem-estar psicológico dos adultos.Item O papel da educação social na promoção de competências socioemocionais em contexto escolar(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024-05-21) Jesus, Ana Salomé de; Margarido, Cristóvão; Torrecilla Sánchez, Eva María; Pocinho, Ricardo; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoIn our personal and social experiences, we find an intrinsic connection between social and emotional com¬petencies, to the extent that the social aspect is related to the construction of positive relationships with others and, in this relationship, emotion management is essential (Merrell & Gueldener, 2010). Several studies have shown that the development of social and emotional skills is essential for children to adapt to the demands of society (Greenberg et al., 2003). School is a fundamental context for students’ development and it is crucial that the school assumes the responsibility to respond not only to students’ academic needs, but also to their social and emotional needs. Social Education, by focusing on human development, betting on their individuality, assumes an essential role in the educational context. The social educator should, therefore, in this context, adopt a collaborative, interdisciplinary and empowering spirit of the whole educational community in the field of social and emotional skills. It is in this context that the project Sentir@Ser emerges, developed by a social educator in a school context and aimed at promoting social and emotional skills through Mindfulness practices. Sentir@Ser is aimed at students from pre-school education to 9th grade of primary schools and includes a diverse set of activities designed in accordance with the recipients and objectives defined.Item Study of the leisure influence on attitude for leisure and mental health in a sample of portuguese seniors(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Belo, Pedro; Navarro Pardo, Esperanza; Pocinho, Ricardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO aumento da longevidade humana tem sido atribuído aos avanços tecnológicos e médicos, assim como a uma melhoria das condições de higiene, condições de nutrição, acesso aos cuidados de saúde, mudança nos hábitos alimentares, ou a estratégias de desenvolvimento cognitivo (Osório, 2007). O presente estudo analisou a influência das actividades de lazer no bem-estar psicológico, na atitude para o lazer e no distress dos idosos. A amostra foi composta por 403 participantes (37,2% do sexo masculino e 62,8% do sexo feminino). Quanto à percepção da condição de saúde, 82,6% dos indivíduos são independentes e 17,4% dos participantes foram considerados dependentes. Os instrumentos utilizados foram o MHI (Ribeiro, 2001) e a LAS (Freire & Fonte, 2007). Os principais resultados mostram que os participantes em atividades de lazer apresentaram alto nível de bem-estar e uma boa atitude para o lazer (p <0,05). Os idosos que apresentam grandes níveis de distress indicaram a intenção de participar em atividades de lazer que ajudam a diminuir esse sintoma. Os resultados mostraram que a percepção de saúde dos idosos influenciou a prática de uma atividade de lazer [Hotelling’s Trace = 0,077; F (3; 341) = 8,733; p = 0,00]. Os resultados encontrados apoiam a necessidade e a importância das atividades de lazer na terceira idade.