Percorrer por autor "Prade, Leandro Motta"
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Item As redes digitais e a influência no comportamento dos adeptos de futebol . Estudo de caso : comunidades virtuais no Facebook de Grêmio e Internacional e interatividade no Youtube durante a transmissão ao vivo de dois Gre-Nais(2021) Prade, Leandro Motta; Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva, orient.Neste trabalho pretende-se analisar a influência das redes digitais no comportamento dos adeptos de futebol. Para tanto, foi feito o acompanhamento de duas partidas entre os clubes brasileiros Grêmio Foot-Baal Porto Alegrense e Sport Club Internacional na fase de grupos da Libertadores da América 2020. A análise se concentrou na observação dos comentários durante a transmissão dos jogos em três rádios no Youtube, sendo duas vinculadas aos clubes e uma emissora neutra, além da verificação dos posts em três comunidades virtuais do Facebook e respectivas mensagens dos integrantes adeptos das duas agremiações. Também foi feito o acompanhamento dos principais sites de notícias que repercutiram o clássico e a ênfase dada em relação aos confrontos. Como embasamento teórico foram estudadas questões como a identidade, ou a fuga identitária buscada no meio digital, a teoria do contágio, em que uma voz pode induzir muitas outras a seguirem o mesmo caminho e as formas de recepção e transmissão de mensagens por parte dos indivíduos. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, em que se observou, através da recolha e análise dos dados que grande parte dos adeptos tece comentários provocativos e agressivos, na maioria das vezes induzidos por uma postagem, outro comentário ou mesmo pela manchete de um site de notícias. Portanto, no caso específico do futebol, que envolve paixão e um fanatismo quase cego por parte dos adeptos, onde há muitas provocações e ofensas e a possibilidade do usuário utilizar nomes falsos no meio digital, os estudos demonstraram que, sim, as redes digitais influenciam o comportamento dos adeptos de futebol.