Percorrer por autor "Rangel, Vera Maria Sperandio"
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Item Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem(Lusofona University, 2013) Rangel, Vera Maria Sperandio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.Item Os museus de calçada do centro histórico de Porto Alegre na atualidade(2013) Rangel, Vera Maria Sperandio; Moutinho, Mário, orient.Nessa pesquisa, tenho como foco central a comunicação entre museus e público. Parto da hipótese de que a comunicação é fator essencial para facilitar a integração entre público, patrimônio e museu, o que consequentemente influencia o processo educativo. A partir disso, levanto a hipótese principal, segundo a qual no museu que apresenta como tema o futebol, a comunicação entre instituição e público é mais eficiente, em função do que o tema representa, para a sociedade brasileira, o que não ocorre nas outras tipologias de museus, ou de outros tipos de patrimônio. A relevância deste estudo está em chamar a atenção sobre a forma como os museus pesquisados, nesta tese, estão organizados atualmente e o quanto estão distantes do paradigma contemporâneo definido pela sociomuseologia. Em primeiro lugar, realizo um estudo da comunicação desenvolvida pelos museus selecionados através de suas narrativas expositivas. Em segundo lugar, são analisados os perfis dos públicos destes museus. Em terceiro lugar, avalio o processo de comunicação entre estes museus e seus públicos, onde são observados aspectos como profissionalismo, divulgação midiática e ludicidade, frequência, preferência do público e aproveitamento da visita. Embora todos esses elementos sejam importantes, o estudo mostra que a apresentação de uma linguagem comum entre museu, patrimônio e público é fundamental para a melhor comunicação. Por fim, apresento a análise interpretativa, tanto dos dados como da observação, realizada em quatro museus: um dos quais em bairro e os outros três no centro histórico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.