Percorrer por autor "Rechena, Aida"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Costa, Carlos Smaniotto; Bovelet, Jan; Dolata, Kai; Menezes, Marluci; Moutinho, Mário Caneva; Primo, Judite Santos; Rechena, Aida; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Robert, André; Martins, Ernesto Candeias; Teodoro, António; Carita, Ana; Cau, Moisés Manuel; Mofate, Óscar; Duarte, Rosa Serradas; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo; Jesus, Teresa de; Martins, Jorge; Vale, Ana; Mouraz, Ana; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Coimbra, Nazaré Trigo; Cavadas, Bento; Correia, Ana Maria; Fernandes, Clara; Maia, João Sampaio; Alves, Carla Dimitre Dias; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEvery book has a story. This collective work has its own, as is only to be expected. It was born out of the criticism levelled by Carlos Alberto Torres, who, as member of the External Monitoring and Advisory Committee of the Centre for Interdisciplinary Studies on Education and Development (CeiED), called our attention to the limited knowledge each of us has on the work, scientific concerns, theoretical frameworks used by everyone else in the unit. Accepting this critical observation, it was then decided, along with other options, to edit two collections of a selection of papers, both in Portuguese and English, published by the CeiED researchers in the period between 2013 and 2017. The present volume represents the collection of papers originally published in English.Item O MINOM-Portugal na museologia portuguesa contemporânea(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Rechena, Aida; Sancho, Emanuel; Janeirinho, Raquel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia constitui, em Portugal, um exemplo de longevidade associativa, de agregação de massa crítica e de reflexão inspiradora para a prática museal e a teoria museológica.Movimento crítico de base social e de impacto territorial fundamenta-se na relação com a Museologia Social e a Sociomuseologia, que fazem parte da sua filosofia de base e características.Num processo de autocrítica e tentativa de superação do imobilismo do movimento associativo português, o MINOM-Portugal definiu recentemente as suas estratégias de ação, para acompanhar as mudanças da sociedade do século XXI e as consequentes necessidades de adaptação da museologia e dos museus.Item O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Benavente, Ana; Teodoro, António; Serrão, Jacinto; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Jorge; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo; Sanches, Isabel Rodrigues; Silva, Maria Odete Emygdio da; Rechena, Aida; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Galego, Carla; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Duarte, Rosa Serradas; Costa, Carlos Smaniotto; Craveiro, Clara; Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Martins, Ernesto Candeias; Mascarenhas, Daniela; Maia, João Sampaio da; Sola Martinez, Tomás; Hinojo Lucena, Francisco Javier; Carita, Ana; Macedo, Ana Cristina; Vale, Ana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTodos os livros têm uma história. Esta obra coletiva tem a sua, como não podia deixar de ser. Nasceu de uma crítica de Carlos Alberto Torres que, enquanto mem bro da Comissão Externa de Acompanhamento e Aconselhamento do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), nos chamava a atenção para o limitado conhecimento mútuo que possuíamos sobre o trabalho, as preocupações científicas, os quadros teóricos utilizados de cada um de nós. Aceitando essa observação critica, foi então decidido, entre outras ações, publicar duas coletâneas com uma seleção de textos, em Português e Inglês, publicados por investigadores do CeiED no período compreendido entre 2013 e 2017. O presente livro corresponde à edição de trabalhos publicados originalmente em Português.Item Responsabilidad social de los museos contemporáneos.(2012-04-02) Mendes, Manuel Cardoso Furtado; Rechena, Aida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste texto aborda las responsabilidades sociales de los museos contemporáneos tomando como punto de partida la noción de museos como instituciones sociales y al servicio de la comunidad tal y como es defendido por la sociomuseologíaItem Sociomuseologia e género : imagens da mulher em exposições de museus portugueses(2011) Rechena, Aida; Primo, Judite Santos, orient.Este estudo incide sobre a relação teórica entre a Museologia, na vertente da Sociomuseologia, e a categoria analítica Género que tentamos verificar através da análise da imagem da mulher em exposições de alguns museus portugueses. Numa época em que a preocupação com a igualdade de género está cada vez mais presente na elaboração das políticas públicas e no desenvolvimento de projetos visando a valorização igual da contribuição de homens e de mulheres na sociedade, torna-se premente que a museologia se debruce sobre esta matéria. Relacionar a museologia (com incidência na vertente da sociomuseologia) com a categoria analítica género e compreender as repercussões que a integração da categoria terá para a metodologia, o campo de estudo e o corpus teórico, integra-se nessas preocupações gerais e nas tendências contemporâneas de atuação da museologia. Abordando a questão do género sob uma ótica feminina, investigamos a imagem da mulher em exposições museológicas em espaço museal, na tentativa de perceber se essas imagens perpetuam os estereótipos e as categorias de mulher que promovem a desigualdade e uma distinta valorização social da mulher.Item Teoria das representações sociais: uma ferramenta para a análise de exposições museológicas(Lusofona University, 2011) Rechena, Aida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Teoria das Representações Sociais (TRS) é uma das principais correntes teóricas da Psicologia Social e tem como objecto de estudo a interacção entre o indivíduo e a sociedade na construção da realidade. Partindo do entendimento dos museus como lugares de representação e onde acontece a interacção entre o indivíduo/sociedade com essa parte da realidade que é o património cultural, pretendemos demonstrar a validade da TRS como instrumento ou ferramenta de análise das imagens da Mulher reflectidas em exposições museológicas dos actuais museus portugueses.