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Percorrer por autor "Reis, Felipa Lopes dos"

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    Gestão de pessoas nas organizações : estudo de caso da Luz dos Pastorinhos
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Reis, Felipa Lopes dos; Sadrudin, Madina Mamade Rodrigues; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    A gestão de pessoas diz respeito às políticas, práticas e sistemas que influenciam o comportamento, as atitudes e o desempenho dos membros da organização, no sentido de aumentar a competitividade e a capacidade de aprendizagem da organização. Esta gestão considera que as pessoas são o seu ativo mais importante. No seu trabalho, cada administrador, seja ele o presidente, diretor, gerente ou executivo, desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planear, organizar, dirigir e controlar. A gestão de pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções, pois ele não realiza o seu trabalho sozinho, mas por meio das pessoas que formam a sua equipa. Com a sua equipa, o executivo alcança metas, objetivos e resultados (Chiavenato, 2014). A gestão de pessoas é importante para qualquer organização, pois o seu desempenho depende da contribuição das pessoas que as compõem.
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    O impacto da liderança no desempenho organizacional em contexto de pandemia : caso de estudo da Residência Sénior Avós Arco-Íris
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Reis, Felipa Lopes dos; Santos, Maria Teresa Leirôa Gomes; Instituto de Serviço Social
    Este estudo procura compreender o impato da liderança no desempenho organizacional de uma estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), em contexto pandémico, através da análise de informação e emoções transcritas pelos membros intervenientes na investigação, e o grau de satisfação das ajudantes de ação direta (AAD’s) perante a liderança da instituição. Foi adotada uma abordagem metodológica mista, com base conceptual no enquadramento teórico desenvolvido num caso de estudo. Que resulta na seguinte questão: Com o impacto da crise pandémica, o papel do lider da ERPI é considerado significativo na influência e motivação dos colaboradores? Com base nos dados obtidos, conclui-se que foi adotado o estilo de liderança democrática, dado o contexto pandémico, e as adversidades vividas. A direção técnica teve um papel fundamental no bem-estar geral da instituição, em tempos conturbados, constatou-se união do grupo multidisciplinar com um objetivo comum, o bem-estar do idoso.
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    Outsourcing e a satisfação do consumidor nos serviços alimentares : estudo de caso da escola de dança e da escola de música do conservatório nacional
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Reis, Felipa Lopes dos; Dias, Sónia Cristina Goes; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Cada vez mais as empresas procuram a satisfação dos seus consumidores, por esse motivo centram os seus recursos no core-business da produção e descentralizam os restantes serviços através de um processo de subcontratação – o outsourcing. Neste estudo pretende-se averiguar o nível de satisfação dos consumidores públicos num dos setores abrangido por esta ferramenta estratégica, os serviços de cantinas escolares. Ou seja, apurar a satisfação dos alunos com a empresa que serve refeiçõesdiariamente; assim como os principais motivos da sua satisfação/insatisfação. Para esse efeito, procedeu-se a uma revisão de literatura e a um estudo empírico em duas escolas com um refeitório comum.
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    Sustentabilidade económico-financeira das instituições particulares de solidariedade social : paralisia cerebral
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Reis, Felipa Lopes dos; Veiga, Virgínia Maria Lima; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O objetivo principal desta investigação consiste no estudo dos fatores que poderão pôr em causa a Sustentabilidade das IPSS da área da deficiência e, em particular, da Paralisia Cerebral. Para isso utilizou-se o método quantitativo, através de um questionário por inquérito e pela análise dos balanços e das demonstrações de resultados. Da interpretação desses resultados pretende-se determinar quais os fatores da perda da sustentabilidade, quais as zonas de risco que enfrentam, nomeadamente o endividamento, identificar as áreas passíveis de criação de valor, formular possíveis recomendações e priorizar iniciativas para a implementação de um programa de transformação. Com este estudo, também, se procurou inovar, criando um quadro orientador e limitador das zonas de risco de perda de sustentabilidade, mapa esse que poderá servir aos gestores e técnicos das IPSS para detetarem o aparecimento de tais sintomas.
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