Percorrer por autor "Ricardo, Mara Almeida"
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Item Promoção do suporte social e dinâmica relacional de crianças e jovens em contexto de Acolhimento Residencial(2024) Ricardo, Mara Almeida; Instituto de Serviço Social; Ferreira, Paula Isabel MarquesAs crianças/jovens que entram hoje no sistema de acolhimento são crianças com mais problemas de saúde mental, com comportamentos de perigo e com mais comportamentos de agressão. Associado a estas questões, constata-se que as próprias famílias são famílias mais descomprometidas e com problemas mais complexos. A transição do ambiente familiar para o ambiente de Acolhimento Residencial deixa marcas nas crianças/jovens e um sentimento de perda. Mas o Acolhimento tem o compromisso de recuperar a identidade de cada criança/jovem, restabelecer vínculos e promover uma base segura onde a criança/jovem se possa desenvolver. Aqui, as relações interpessoais e o suporte prestado por estas mesmas interações são cruciais. Tendo por base este quadro de referência, esta investigação teve como objetivos avaliar o impacto do Projeto D´AR-TE na perceção de suporte social das crianças/jovens das UR do PP e LR da SCMS acerca da família e do grupo de pares, compreender a dinâmica relacional destas crianças/jovens com as suas redes de suporte social e avaliar o contributo do Projeto D´AR-TE para a intervenção social em CAR. Para a execução dos objetivos utilizou-se uma metodologia mista. Como instrumentos foram utlizados as Escalas de Medida de Perceção do Suporte Social dos Amigos (PSS-Am) e da Família (PSS-Fam), Prova semi-projetiva de Fagulha e o EMBU- práticas parentais (crianças e figuras de referência), aplicadas no início e no final do projeto. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas a 12 crianças/jovens e a 17 técnicos/monitores das UR do PP e LR da SCMS. Os resultados evidenciaram alterações estatisticamente significativas no aumento da perceção de suporte social da família e pares após a participação das crianças/jovens no Projeto D´AR-TE. Relativamente à perceção de suporte social da equipa educativa e técnica os resultados foram igualmente positivos em todos os tipos de suporte social. A dinâmica relacional entre técnicos/monitores e crianças/jovens foi avaliada positivamente, com evidência de melhoria em algumas dimensões, contudo não em todas. A avaliação geral do Projeto D´AR-TE revelou os contributos do mesmo para a promoção das competências pessoais, sociais e relacionais das crianças/jovens. Conclui-se que a intervenção no reforço do suporte social tem consequências positivas para a diminuição dos comportamentos de risco e para a melhoria do bem-estar das crianças e jovens em Acolhimento Residencial. Palavras-chave: Crianças e jovens em perigo, Acolhimento Residencial, Intervenção Social, Suporte Social, Projetos de intervenção.