Percorrer por autor "Ricardo, Maria Manuel Calvet, orient."
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Bolsa família, uma década de serviços: análise dos impactos causados pelo benefício socioassistencial na educação do Município De Sobral-CE(2018) Leal, Eva Samara da Cruz; Ricardo, Maria Manuel Calvet, orient.O presente estudo tem como objetivo geral buscar conhecer o índice de aprovação escolar no município de Sobral-CE, Brasil, como também conhecer a percepção das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família quanto à sua importância e influência na educação das crianças. Esta dissertação foi fruto da observação participante desta autora no espaço de trabalho, com a execução do Programa Bolsa Família, com contato direto com as famílias beneficiárias do programa. O estudo foi realizado através de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizados na metodologia a técnica da entrevista, questionário, visita institucional e observação. Dando continuidade, far-se-á uma breve contextualização do panorama da educação e o da formação do sistema social no Brasil, sobre a unificação dos programas sociais e criação do programa Bolsa Família, que aqui ganha destaque por ser um dos mais importantes programas de transferência direta de renda do Brasil, que tem como foco a erradicação da pobreza. Por fim, será feita a apresentação e análise dos dados coletados durante o período da pesquisa. Diante dos dados obtido na pesquisa, observou-se que impactos não foram tão relevantes no município com relação as amostra dos índices nacionais.Item Diretrizes curriculares nacionais nos cursos de administração em Feira de Santana (BA)(2018) Mendes, Katia Costa; Ricardo, Maria Manuel Calvet, orient.A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Administração, visando observar nessas Instituições de Ensino Superior (IES), a formação profissional do Administrador, direcionando tal estudo para três pilares temáticos principais: processo deadequação das DCN, o perfil profissional do Administrador e a formação do professor. Inicialmente, revisitamos os cursos de Administração e sua trajetória de implantação no Brasil, no Estado da Bahia, em especial no município de Feira de Santana, cidade do semiárido baiano. O trabalho desenvolve-se pautado no referencial teórico e pesquisa de campo, os quais possibilitaram reflexões importantes de como se dá a natureza prática das ações das IES quanto à adequação das DCN nos cursos de Administração do município, apontando mediante as análises dos resultados novas práticas e ações que possibilitem diminuir o distanciamento existente entre a condução dos projetos de cursos e práticaspedagógicas que possam vir a contribuir para a formação profissional do Administrador. Buscando proporcionar incentivos efetivos das IES no que diz respeito à formação pedagógica dos professores, e à condução de novas práticas e ações, que possibilitem um novo caminhar pautado na parceria indissociável entre as Instituições de Ensino Superior, os professores e os alunos.Item Educação a distância no Município de Autazes-AM, zona urbana : uma possibilidade de qualificação, trabalho e permanência do autazense no município(2019) Cruz, Jóia de Melo; Ricardo, Maria Manuel Calvet, orient.O presente estudo trata sobre a possibilidade de qualificação, trabalho e permanência do Autazense no Município referente ao processo de formação dos professores na “Educação a Distância” uma contribuição na formação pessoal e profissional do educando, a pesquisa tem como objetivo, compreender como a Educação a Distância (EaD) no Município de Autazes-Am, beneficia o Autazense na sua qualificação e formação profissional no Ensino Superior. A pesquisa também busca investigar sobre a temática da educação a distância visando esclarecer como ocorre o processo de formação do educando e sua contribuição para a formação de profissionais capacitados e preparados para oferecer um ensino de qualidade em uma Instituição Publica no Município de autazes. Participaram deste estudo 05 membros da coordenação técnica administrativa, 05 docentes do curso em questão e alunos finalistas da faculdade Y. Como instrumento foi utilizado aplicação de questionários fechados e entrevistas padronizadas. Os dados analisados mostraram que a Educação a Distancia na formação pessoal e profissional, trás inúmeras contribuições incluindo competências e habilidades essenciais para a vida de quem escolhe essa modalidade de ensino. Portando pode-se dizer que a EaD pode ser um modelo de ensino que contribui na formação dos educandos dentro do ambiente de ensino.