Percorrer por autor "Rocha, Leonardo Manuel das Neves"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade(University of Lusophone Humanities and Technology, 2013) Costa, Mayara Leal Almeida; Rocha, Leonardo Manuel das Neves; Oliveira, Suenny Fonsêca de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoVisando um envelhecimento ativo, a psicomotricidade assume importante papel na promoção de saúde do idoso através de diferentes dimensões, tais como, preventivas, educativas e reeducativas, proporcionando benefícios biopsicossociais, e consequentemente qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o nível de qualidade de vida da terceira idade e influenciado pelo ensino de exercícios psicomotores como estratégia de educação em saúde. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e delineamento quase experimental apenas com o pós-teste. A amostra foi composta por 40 idosos (20 ativos e 20 inativos), com características biodemográficas semelhantes. Utilizou-se um formulário biodemográfico, o instrumento WHOQOL- -bref e a escala de Berg. Para tratamento estatístico, foi utilizado o SPSS® 15.0. Os resultados mostraram que os domínios presentes no construto qualidade de vida (físico, psicológico, relações sociais e ambiental) e a qualidade de vida total apresentaram diferenças estatísticas significantes entre idosos ativos e inativos (p≤0,05), bem como no teste de Berg, que foi favorável aos idosos ativos quanto ao equilíbrio funcional, com uma diferença de 7,5 da pontuação media e representando menor risco de quedas. Desta forma, conclui-se que a prática de exercícios psicomotores é indicativa de melhor qualidade de vida.Item A formação inicial de Professores no Quadro do Processo de Bolonha : modelos e desafios(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Rocha, Leonardo Manuel das Neves; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoReflexão sobre a formação inicial de professores no quadro do processo de BolonhaItem Teoria e prática : nova abordagem da educação física escolar(2013) Dias, Nara da Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Rocha, Leonardo Manuel das NevesO presente estudo que tem como título: Teoria e Prática: Nova abordagem da Educação Física Escolar. Teve como objetivo principal diagnosticar qual a relação entre teoria e pratica na nova abordagem da Educação Física Escolar pelos professores de Educação Física, na cidade de Mossoró, Areia Branca e Guamaré, pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte-RN. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa, classificada como estudo de caso. O universo da pesquisa foi realizado com seis professores de Educação Física, que corresponde ao ensino fundamental de 6° ao 9° ano. O levantamento dos dados foi uma entrevista semiestruturada utilizando questões abertas diretamente para os professores de Educação Física, com análise de fotos e documentos. Concluímos que essa nova abordagem só veio a contribuir para o desempenho das aulas de Educação Física, tornando essa disciplina obrigatória e acontecendo no âmbito escolar, seja ela de forma teórica ou prática. No entanto, é evidente que como qualquer abordagem nova são necessários alguns reajustes, pois ela não se torna totalmente eficaz. Essa nova abordagem estar sendo bastante aceita pelos professores que acreditam que se trabalhar a teoria da Educação Física, só vem a acrescentar e melhorar o desempenho das aulas, ajudando a compreender melhor tudo que gira em torno da cultura corporal.