Percorrer por autor "Rolo, Joana Alexandre Ruivo"
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Item Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas(2020) Rolo, Joana Alexandre Ruivo; Rosado, Catarina, orient.Cosmético é “qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, mantê-los em bom estado ou corrigir odores corporais”. Sendo produtos de saúde, muitas vezes aplicados diariamente pelos consumidores, estes estão estritamente legislados pelo Regulamento (CE) n.º 1223/2009, que reforça o controlo que existe no mercado para proteger a saúde do consumidor, e pelo Regulamento (EU) n.º 655/2013 que é um complemento ao regulamento anterior, que incide sobre as alegações feitas na rotulagem dos cosméticos, de modo a que a compra seja informada e que vá ao encontro do que o consumidor procura. Só devem ser colocados no mercado os cosméticos com ingredientes testados e classificados como seguros para o uso nestes produtos, nas concentrações aconselhadas. Foi desenvolvido um inquérito a 94 pessoas para aferir a opinião dos consumidores no que diz respeito a esta temática. Neste verificou-se que a maioria analisa os cosméticos que compra e que levam aspetos como o preço, a qualidade, e os ingredientes usados em conta, sendo que confiam mais em termos de segurança, qualidade e eficácia nos produtos vendidos em farmácia relativamente aos do supermercado.