Percorrer por autor "Russo, Kelly"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Direitos individuais e direitos de minorias : o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Vilanova, Rita; Fenerich, Claudia; Russo, KellyNeste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros.Item Educação territorializada na favela: uma experiência de educação de jovens e adultos na favela de Manguinhos(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Russo, Kelly; Oliveira, MichelleEsse artigo discute a ressignificação do “efeito favela” nas percepções dos docentes de um curso de EJA, ao trabalharem a partir de uma proposta pedagógica centrada no conceito de “educação territorializada”. Nossa pesquisa se baseia em um estudo de caso realizado em uma escola pública de Manguinhos (EJA-Manguinhos), favela situada na zona norte do município do Rio de Janeiro. Para isso, analisamos documentos, e realizamos observação e entrevistas com educadores durante o período de dois anos. Entre os resultados encontrados está a busca por uma coerência teórica-metodológica por parte dos professores, que repensam práticas e criam experiências significativas em sua relação com a comunidade local quando se sentem desafiados a pensarem em uma proposta “territorializada”.