Percorrer por autor "Sanches, Antonio Messa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico(2015) Sanches, Antonio Messa; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Neste trabalho procura-se discutir algumas relações epistemológicas existentes entre a arte da pintura do Renascimento e a Matemática sob o foco geométrico. Apresentam-se algumas evidências de técnicas geométricas na conceção tridimensional da realidade sob a ótica da bidimensionalidade de uma pintura renascentista. Quanto aos procedimentos empíricos de investigação, investiga-se sobre a possibilidade da utilização de pinturas, deste período, ser facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem. Estes são realizados com alunosdo curso superior de Licenciatura em Matemática e seus professores. Os resultados demonstraram que a maioria dos acadêmicos e dos professores manifestou interesse no aprofundamento de tais metodologias. Apresentaram também dificuldade no acesso a um conteúdo pedagógico com abordagem direta. As possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática, observadas nesta dissertação, são emolduradas por outras áreas de conhecimento que compõem a grade curricular das escolas públicas brasileiras. Durante a observação das obras, procura-se direcionar o olhar do observador, não apenas para a Geometria Euclidiana e Geometria Espacial, mas também para os aspectos sociais, econômicos, religiosos, culturais e filosóficos que compunham o cenário renascentista. Desta forma, pretende-se oferecer uma análise das formas pragmáticas da pintura do Renascimento como um vislumbre metodológico no processo cognitivo do homem contemporâneo.