Percorrer por autor "Santos, Eduardo"
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Item Da geopolítica das potências à geopolítica do conhecimento : financeirização e epistemologias de mercado na educação superior brasileira(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Santos, EduardoEste artigo busca estabelecer os nexos geopolíticos que estão a produzir a reconfiguração político-institucional do sistema federal de educação superior brasileiro, com foco em sua acelerada financeirização e desnacionalização, concluindo pela identificação de aspectos conducentes a sua adequação a epistemologias de mercado. Parte do reconhecimento de que tais mudanças decorrem do processo de globalização político- -econômica que demarca a geopolítica das potências, constituindo-se num processo de regulação transnacional que desborda para o campo educacional que induziu estratégias de privatização de potenciais mercados para, assim, estabelecer o controle da circulação do conhecimento, dado como fator distintivo da competição econômica contemporânea. A análise empreendida vale-se, principalmente, dos aportes teóricos da Sociologia Política da Educação e da Geopolítica, e nos dados do Censo da Educação Superior do MEC. Palavras-chave: educação superior; Brasil; epistemologia de mercado; financeirização; privatização mercantil; regulação transnacional.Item O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação Superior : Eduardo Santos e Manuel Tavares conversam com o Professor Celso Rui Beisiegel(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Beisiegel, Celso Rui; Santos, Eduardo; Tavares, ManuelCelso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a Educação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.Item University rankings: between market regulation and the diffusion of organizational models : The Brazilian case(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Teodoro, António; Santos, Eduardo; Costa Junior, Reinaldo daIn this paper two of the better-known university rankings produced internationally are considered, the Academic Ranking World Universities (ARWU) and the Times Higher Education World Universities Rankings (THE), as well as a national ranking, the Folha University Ranking (RUF), focussed on Brazilian universities. The thesis we put forward is that rankings play a dual role, regulating the market and disseminating organizational models. The paper highlights the existence of differences between the concerns (and implications) of the international rankings (ARWU and THE) and the Brazilian national ranking (RUF), which sets out as main goals, on the one hand, to steer the elites’ demand for tertiary education towards degrees with higher employability and, on the other, to provide indications which may be considered useful for the labour market to recruit better qualified professionals.