Percorrer por autor "Santos, Eduardo"
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Item Da geopolítica das potências à geopolítica do conhecimento : financeirização e epistemologias de mercado na educação superior brasileira(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Santos, Eduardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo busca estabelecer os nexos geopolíticos que estão a produzir a reconfiguração político-institucional do sistema federal de educação superior brasileiro, com foco em sua acelerada financeirização e desnacionalização, concluindo pela identificação de aspectos conducentes a sua adequação a epistemologias de mercado. Parte do reconhecimento de que tais mudanças decorrem do processo de globalização político- -econômica que demarca a geopolítica das potências, constituindo-se num processo de regulação transnacional que desborda para o campo educacional que induziu estratégias de privatização de potenciais mercados para, assim, estabelecer o controle da circulação do conhecimento, dado como fator distintivo da competição econômica contemporânea. A análise empreendida vale-se, principalmente, dos aportes teóricos da Sociologia Política da Educação e da Geopolítica, e nos dados do Censo da Educação Superior do MEC. Palavras-chave: educação superior; Brasil; epistemologia de mercado; financeirização; privatização mercantil; regulação transnacional.Item O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação Superior : Eduardo Santos e Manuel Tavares conversam com o Professor Celso Rui Beisiegel(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Beisiegel, Celso Rui; Santos, Eduardo; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCelso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a Educação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.Item University rankings: between market regulation and the diffusion of organizational models : The Brazilian case(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Teodoro, António; Santos, Eduardo; Costa Junior, Reinaldo da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, apresentam-se dois dos mais conhecidos rankings de universidades produzidos a nível internacional, o Academic Ranking World Universities (ARWU) e o Times Higher Education World Universities Rankings (THE), e um de natureza nacional, o Ranking Universitário Folha (RUF), que tem como foco as universidades brasileiras. A hipótese defendida é a de que os rankings desempenham um duplo papel, o de regulação do mercado e o de difusão de modelos organizacionais. O artigo mostra a existência de diferenças entre as preocupações (e implicações) dos rankings internacionais (ARWU e THE) e do ranking nacional brasileiro (RUF), que apresenta, como principal foco, por um lado, orientar a procura de formação superior por parte das elites em direção aos cursos com maior empregabilidade, e, por outro, fornecer indicações que possam ser consideradas úteis para o mercado de trabalho no recrutamento dos profissionais melhor qualificados.