Percorrer por autor "Santos, Lucileide Vieira"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estudo de um programa com realidade virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar identificadas com dificuldades de aprendizagem: um ensaio controlado aleatorizado(2022) Santos, Lucileide Vieira; Oliveira, Jorge, orient.Este estudo teve como objetivo avaliar a adequação de um programa de intervenção cognitiva com recurso à realidade virtual, na melhoria do funcionamento executivo em crianças em idade escolar com dificuldades de aprendizagem. Participaram neste estudo 19 crianças, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que moravam e estudavam no concelho de Oeiras e que foram aleatoriamente distribuídos por dois grupos, um de controlo e um experimental. Inicialmente foi aplicado um questionário sociodemográfico, um questionário para avaliar comportamentos relacionados com as funções executivas respondido por pais/professores/explicadores e a prova TI-BAFEC que avalia as funções executivas em crianças. O programa de realidade virtual apresentava um cenário que incluía uma escola virtual, onde eram realizadas tarefas de carácter cognitivo, com o objetivo de estimular funções cognitivas, como a memória, a atenção ou leitura, e executivas, como o planeamento ou a sequenciação. Após a aplicação do programa ao grupo experimental, os dois grupos foram novamente avaliados com o questionário de comportamentos e a TI-BAFEC. Os resultados mostraram uma melhoria significativa no grupo experimental, em sete das oito dimensões do questionário de comportamentos e em todos os descritores da TI-BAFEC, não se tendo verificado qualquer melhoria significativa no grupo de controlo, com exceção de um descritor do TI-BAFEC. Concluiu-se que a intervenção com o programa de realidade virtual foi adequada, com melhorias verificadas ao nível do comportamento e do rendimento das funções executivas. Estes resultados foram discutidos, de acordo com o enquadramento teórico apresentado e, no final, referem-se as limitações deste trabalho e apresentadas sugestões para estudos futuros. Palavras-Chave: Funções executivas, realidade virtual, reabilitação cognitiva, dificuldades de aprendizagemItem Felicidade ao longo da vida(2016) Santos, Lucileide Vieira; Baptista, Américo, orient.Com o objetivo de estudar os níveis de felicidade ao longo da vida e avaliar até que ponto ela seguia a forma de “U”, foi feito um estudo com 806 indivíduos de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 18 e os 93 anos de idade (M = 46.03; DP = 18,71), dos quais 450 (53.35%) eram do sexo feminino e 376 (46.65%) do sexo masculino. Os participantes foram posteriormente divididos em cinco grupos, de acordo com a sua faixa etária (menos de 30, 30-39, 40-49, 50-64 e mais de 65 anos). Como protocolo de investigação foi usado um questionário sociodemográfico, a Subjective Happiness Scale (SHS; Lyubomirsky & Lepper, 1999, 2016), a Hedonic and Eudaimonic Motivations for Activities (HEMA-R; Huta & Ryan, 2010), a Satisfaction With Life Scale (SWLS; Diener, Emmons, Larsen & Griffin, 1985), o Mental Health Continuum – Short Form (MHC – SF; Keyes, 2009) e a Extended Life Orientation Test (ELOT - Chang, Maydeu-Olivares & D’Zurilla, 1997). Os resultados indicaram níveis superiores de felicidade nos grupos etários correspondentes aos participantes mais velhos, de acordo com as hipóteses propostas, sendo os resultados discutidos em função da revisão de literatura efetuada.