Percorrer por autor "Schoucair, Eduardo Jorge Novaes"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação da interação em ambiente virtual do curso de administração de uma instituição de ensino superior na modalidade educação a distância(2017) Schoucair, Eduardo Jorge Novaes; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.As instituições educacionais vêm passando por transformações significativas, quanto à forma de ensinar, independentemente do nível de escolaridade que a instituição oferte (ensinos médio, técnico, graduação ou pós graduação). Dessa forma, merece destaque neste cenário de mudanças, a modalidade a distância, a qual vem crescendo de maneira relevante, em todo o mundo, seja pela flexibilidade que a mesma oferece a quem pretende ingressar em um curso superior, caso específico deste estudo, seja pelo custo acessível das mensalidades, o que atrai cada vez mais estudantes a aderirem a EaD. Neste sentido, as universidades, em geral, procuram ofertar cursos com tecnologias avançadas, recursos adequados para um melhor aprendizado, com suporte pedagógico que supra as devidas necessidades dos alunos, por meio da capacitação dos seus professores e tutores, e criação de polos presenciais, de acordo com o que é preconizado pela lei. Não resta dúvida que este novo cenário exige mudanças radicais quanto ao papel do professor e do aluno, e dessa forma, as características próprias de ambas as partes precisam de ser repensadas, adequadas e analisadas, para que a aprendizagem de fato se concretize. Diante desta realidade, destaca-se a Universidade do estudo, na qual se implantou, em 2009, a referida modalidade, ofertando cursos de educação a distância. Nessa perspectiva, esta dissertação tem como objetivo geral analisar as percepções de alunos e professores sobre a interação desenvolvida em ambiente virtual no curso de Administração de uma IES na modalidade EaD, e o efeito que esta distância exerce no ensino e na aprendizagem. Para que a investigação fosse realizada, a estratégia de pesquisa utilizada foi uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, conjugando instrumentos e técnicas qualitativas e quantitativas, com recurso à realização de entrevistas e à aplicação de questionários. Diante da realização do processo investigativo, através dos resultados oriundos da pesquisa, evidenciou-se que a instituição em foco oferece um ambiente virtual de aprendizagem favorável ao aprendizado do aluno, no que tange o curso de Administração. Através do mesmo, alunos e professores têm a oportunidade de exercitar novos papéis, e pôr em prática e aprofundar novas habilidades e competências. Em consequência, é evidente mais autonomia e responsabilidade do aluno, para gerir o seu tempo de estudos, desfrutando da flexibilidade da EaD, permitindo assim maior comodidade e praticidade no processo de ensino e aprendizagem.