Percorrer por autor "Sierra Arizmendiarrieta, Beatriz"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Competencias y curriculum en educación de adultos: hábitos docentes en Asturias(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Molina Martín, Susana; Sierra Arizmendiarrieta, Beatriz; García Rodríguez, Marta Soledad; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEm Espanha, a introdução de competências na educação ocorreu em 2006, adquirindo especial importância as competências-chave, entendidas como uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas ao contexto e identificando-as como aquelas que todas as pessoas necessitam para a sua realização e desenvolvimento pessoal, bem como para uma cidadania ativa, inclusão social e emprego. São propostos três perfis de ensino em relação às competências: ensino tradicional, modelo em transição e trabalho por competências. O objetivo desta pesquisa é colocar o corpo docente dos Centros de Educação de Adultos nesses perfis de ensino. A amostra é constituída por 85 professores de educação de adultos, dos quais 49,4% são homens e 50,6% mulheres. Para coletar as informações, foi elaborado um questionário composto por uma primeira parte, para coletar dados sobre a natureza sociológica da amostra, e um segundo, composto por cinquenta itens, com uma escala Likert de quatro níveis de resposta. Os resultados indicam que 31,76% dos docentes trabalham para o desenvolvimento de competências, enquanto os 68,24% restantes são colocados em um modelo em transição para o trabalho por competências.