Percorrer por autor "Silva, Ana Lorga da, orient."
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Item Análise do comportamento das actividades económicas por grupo segundo índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços entre 2009 e 2010(2012) Rocha, Manuel Fernando Pereira; Silva, Ana Lorga da, orient.Os indicadores económicos, evoluem de acordo com as actividades que se desenvolvem no país. Assim progridem ou regridem em função do desempenho dos sectores de actividade económica. Estes indicadores agrupam-se em secções diversas. Deste modo interessa, verificar de que forma essas actividades, que se agrupam em situações distintas, se assemelham ou não entre si. A classificação de variáveis e objectos semelhantes em grupos é uma importante actividade humana. Em todas as fases da vida, a classificação faz parte do processo de aprendizagem, principalmente, quando esta tem um peso enorme tal como quando uma criança aprende a distinguir o preto do branco, o pai da mãe. A classificação torna-se num processo do quotidiano onde no subconsciente estão a ser aplicadas ordenações consoante as situações com que nos deparamos constantemente. Em temas actuais, como a economia, gestão e marketing a classificação surge para a investigação de relações entre conjuntos de objectos ou variáveis. Isto poderá resultar, ou não, num resumo de dados sob a forma de grupo, de objectos ou variáveis semelhantes entre si (dentro do mesmo grupo) e dissemelhantes em relação a grupos distintos. Este trabalho tem como objectivo verificar de que forma as actividades económicas portuguesas são agrupadas entre si, mediante o estado da evolução económica nacional entre os anos de 2009 e 2010. Nesta análise são trabalhadas vinte e sete actividades económicas, agrupadas em sete secções ou ramos diferentes de forma a conseguir verificar como se comportam áreas que contêm produtos ou serviços totalmente distintos. Neste trabalho é utilizada a análise classificatória. Através deste método é estudado o nível de semelhança das actividades sob a representação de grupos. Nas diferentes áreas de actividades são estudados quatro índices: Volume de Negócios; Emprego; Remunerações e Horas trabalhadas.Item The effects of public credit guarantee on Portuguese SMEs(2023) Leite, Tiago Timoteo de Souza; Silva, Ana Lorga da, orient.O objetivo desse trabalho é medir a eficiência do Programa Português de Crédito com Garantia Mútua. O texto discute o impacto da adicionalidade económica no contexto português para PME em relação à receita, salários (emprego), exportação e investimento. A análise utiliza o método de propensity-score matching estimators e Difference in Differences regression em uma amostra de 4.700 PME entre 2003 e 2018. No geral, o impacto é positivo em 3 das 4 hipóteses, mas não relevante em todos eles. Em termos de receita o impacto é significativamente negativo após o empréstimo, enquanto investimento mostra um grande impacto positivo, e emprego e exportação demonstram impactos positivos, mas pouco relevantes em relação aos anos seguintes após o empréstimo. Esses resultados corroboram outros diversos artigos sobre esse tema em que não há consenso e colabora para a literatura de Crédito com Garantia Pública para PME. Palavras-chave: Crédito com Garantia Mútua, difference-in-differences, PME, adicionalidade econômicaItem O plano de marketing: construção e aplicação do estudo a uma empresa do setor da restauração(2018) Moutinho, Josiane da Rocha; Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de, orient.; Silva, Ana Lorga da, orient.Dada a importância do tema no setor da restauração, propôs-se a criação de um Plano de Marketing para o snack-bar Coco Loco. Para seguir com a investigação, foi necessário recorrer a uma revisão bibliográfica, que incidiu nas etapas do Plano de Marketing e no conteúdo de cada uma delas, e a um estudo empírico. Este foi realizado através de questionários, entregues a todos os consumidores que se encontravam no Coco Loco, durante dois dias, de modo a poder obter-se informações acerca das suas caraterísticas e opiniões. O processo de entrega resultou numa amostra de 349 questionários, sendo que só se puderam considerar 177 válidos. Para a análise dos dados, aplicaram-se técnicas de estatística descritiva e de inferência estatística. Os resultados da análise contribuíram para identificar alguns pontos fracos da empresa: pouca atração sentida por parte dos jovens e residentes da Figueira em frequentar o estabelecimento; falha na diversidade dos produtos; inutilização das redes sociais; existência de parâmetros de qualidade que não se encontram ao nível da satisfação total dos clientes. Para além disso, demonstraram que existem diferenças no grau de satisfação entre clientes figueirenses e turistas portugueses, no que diz respeito à qualidade das instalações, e entre clientes figueirenses e turistas, relativamente à qualidade dos colaboradores.Item A relevância dos custos da qualidade nas PME portuguesas(2015) Santos, Sandra Pereira; Silva, Ana Lorga da, orient.Numa conjuntura económica penosa por todo o mundo, torna-se essencial que haja um apertado controlo nos custos de qualquer empresa. Ao longo da cadeia de valor de uma empresa vão existindo custos intrínsecos devido a ineficiências, improdutividade, etc. Neste contexto as Pequenas e Médias Empresas (PME) não são excepção. É neste meio envolvente, tão hostil e em constante mudança que as empresas têm que ser cada vez mais eficientes avaliando e aprimorando o seu desempenho, sob pena de deixarem de ser competitivas. Nos últimos anos o tema qualidade institui no assunto principal de muitas discussões no contexto das organizações. Melhorar a qualidade de produtos e serviços passou a ser um desafio imposto aos gestores, particularmente no que diz respeito à redução de custos. Esta minimização é concretizada através da implementação de medidas de gestão da qualidade, contudo o objectivo deve passar pela utilidade e controlo dos custos da qualidade. A ausência de produção científica significativa publicada sobre esta matéria em Portugal motiva o desenvolvimento desta dissertação, que pretende realizar uma abordagem prévia a este tema. Neste contexto esta investigação tem como principal objectivo examinar a importância dedicada pelas pequenas e médias empresas portuguesas aos custos da qualidade. O estudo desenvolvido junto das pequenas e médias empresas portuguesas procura avaliar o grau de conhecimento e a forma como as empresas utilizam a informação que obtém sobre os custos da qualidade e como a empregam para melhorar. Neste sentido foram aplicados inquéritos através de questionário a 2280 empresas distribuídas por todo o país, como instrumentos de recolha de dados, sendo estes tratados com recurso a técnicas de estatística. No final do trabalho são discutidos os resultados obtidos que evidenciam que o controlo/monitorização dos custos da qualidade não é um conceito amplamente utilizado pelas PME portuguesas. O estudo realizado consente ainda extrair diversas conclusões e apontar algumas recomendações.