Percorrer por autor "Silva, Diogo Luís Costa Simões da"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os professores de Educação Física e a negociação na sala de aula(2014) Silva, Diogo Luís Costa Simões da; Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.O presente estudo, tem como objetivo, compreender a perceção que os Professores do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário têm da negociação em sala de aula, atentas as variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contactos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 212 professores de EF, 54% do género masculino e 46% do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em cinco hipóteses, entre as quais: Idade, nível de ensino, contactos com NEE no decorrer da juventude, gestão e coordenação pedagógica e género (as variáveis independentes), de modo a concluir se estes têm influência na perceção dos professores face à relação em sala de aula entre Professor e Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses. Quanto aos resultados do estudo, apenas os contactos com os NEE durante o decorrer da juventude e os professores que desempenham as funções de Diretor de Turma, apresentaram diferenças significativas, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função da idade, nível de ensino, género e todas as outras funções de gestão e coordenação pedagógica.