Percorrer por autor "Silva, Raquel Sequeira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras(2023) Silva, Raquel Sequeira; Silva, Eduardo Jorge Brazão Vacas de Sousa da, orient.O presente relatório de estágio pedagógico reflete todo o trabalho desenvolvido, enquanto estagiária, ao longo do ano letivo de 2022/2023. Este processo está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade Lusófona, realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras. Este documento divide-se em quatro áreas de intervenção: 1- Lecionação; 2- Direção de Turma; 3- Desporto Escolar; 4- Seminário, relatando as escolhas e decisões pedagógicas concretizadas em cada área do estágio, os desafios e as estratégias abordadas para os ultrapassar. O estágio pedagógico foi dos momentos mais importantes na minha formação, tendo a oportunidade de colocar em prática conhecimentos e aprendizagens teóricas adquiridas ao longo de todo o percurso académico, estando em constante processo de reflexão, autocritica e aperfeiçoamento. Na área da Lecionação, estive responsável pela turma do 8ºA, onde foram visíveis os progressos a nível individual e de turma, perante os objetivos estabelecidos. Foi notória a evolução dos alunos presentes no projeto especifico de lecionação, concluindo o ano letivo com um melhor aproveitamento das suas competências físicas. De realçar ainda a semana de Professor a Tempo Inteiro que me ajudou a melhorar alguns aspetos na intervenção com os alunos e a recolher dados para a preparação do projeto de seminário. Na direção de turma destaca-se o projeto interdisciplinar do 8ºAno, a feira da cultura, e o projeto especifico, a sustentabilidade enquanto cidadão. Estes projetos levaram a uma maior aproximação dos alunos com as diversas problemáticas presentes na sociedade, desenvolvendo nos alunos os valores de responsabilidade, exigência, reflexão e inovação, cidadania, participação e liberdade, que se encontram presentes no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. No desporto escolar, integrei o núcleo de canoagem, tendo sido visível o progresso dos alunos ao nível das habilidades técnicas e das suas capacidades físicas, através do projeto especifico, desenvolvimento da força média e dos membros superiores, promovendo a consciência acerca da importância do trabalho das diferentes capacidades motoras. No seminário, foi realizado um documento orientador com diversos instrumentos para as diversas abordagens da matéria de orientação, sendo que o principal problema observado era a falta de um percurso fixo na ECO. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Decisões pedagógicas; Estratégias; Reflexão; Progresso