Percorrer por autor "Sousa, Matilde Ferreira"
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Item Atividade física e funções executivas em crianças com hiperatividade e défice de atenção: uma revisão sistemática da literatura(2023) Sousa, Matilde Ferreira; Richter-Trummer, Marisa Filipe, orient.A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada por um padrão persistente de desatenção e/ou impulsividade-hiperatividade, que interfere com o funcionamento ou desenvolvimento do indivíduo. Diversos autores associam estas dificuldades ao comprometimento das funções executivas (FE; e.g., controlo inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva). São vários os estudos empíricos que analisam o impacto de diferentes programas de intervenção para promover as FE na PHDA. Neste contexto, a prática de atividade física (AF) tem recebido particular atenção por parte dos investigadores. Assim, o objetivo principal do presente trabalho foi analisar, criticar e sintetizar a literatura existente sobre o impacto da implementação de programas de AF nas FE de crianças com PHDA através de uma revisão sistemática da literatura. De forma a garantir o rigor metodológico, esta revisão seguiu os critérios PICO e as diretrizes PRISMA. Para a pesquisa foram selecionadas as bases de dados ERIC, APA PsycInfo e Academic Search Complete e as seguintes palavras-chave: ADHD OR attention deficit hyperactivity disorder OR ADD OR attention deficit disorder and executive function AND physical activity OR exercise OR fitness OR physical exercise OR sport. Inicialmente, foram encontrados cerca de 370 artigos. Após a fase de elegibilidade, foram incluídos sete estudos por respeitarem os critérios de inclusão/exclusão previamente estabelecidos. Na sequência da implementação de programas de AF, tais como o EXCIR (Exercise for cognitive improvement and rehabilitation), corrida, aeróbica e Exergaming, os resultados evidenciaram efeitos positivos ao nível das FE, nomeadamente no controlo inibitório, na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho. Contudo, nem todos os estudos encontraram efeitos significativos. Em conclusão, a implementação de programas de AF em crianças com PHDA parece promissora. Porém, não existe consenso acerca do seu efeito e a interpretação dos resultados deve ter em consideração as limitações presentes nos estudos incluídos. Palavras-chave: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; Funções Executivas; Atividade Física