Percorrer por autor "Souza, Dalva Soares Gomes de"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A contribuição da linguística no ensino da língua portuguesa no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Souza, Dalva Soares Gomes de; Arão, Lilian Aparecida; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA Lingüística coaduna com as mudanças do mundo globalizado. No Brasil, embora a diversidade de problemas sociais dificulte o progresso do ensino na escola, a Lingüística tem contribuído muito. Ao lado de tendências contraditórias, ela redireciona o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o e tornando-o mais interessante e rápido. As leis educacionais do país têm feito correções para adequar, cada vez mais, a escola à realidade discente, desde as técnicas mais contextualizadas com a observação e análise dos teóricos da área até a organização curricular dos cursos de licenciatura. Há grande preocupação com a indicação de livros didáticos para adoção, atendendo a diversidade das várias regiões brasileiras.Item A influência da Internet no domínio da escrita(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Souza, Dalva Soares Gomes de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoPretendeu-se verificar, com este trabalho, a desenvoltura da produção textual escrita, tanto na riqueza de ideias, quanto no domínio linguístico de uma amostragem, investigando a influência da Internet na escrita de textos escolares. Os métodos e as técnicas para a recolha de informações utilizadas para alcançar essas finalidades basearam-se em teorias linguísticas, virtuais ou não, e na leitura de artigos de especialistas no assunto. Com base nos dados levantados nesse estudo, pode dizer-se que o texto electrónico é pródigo no desenvolvimento tanto do acesso às informações quanto ao da fluidez textual, necessários à criatividade da escrita, embora não interfira no domínio das normas linguísticas do seu utilizador.