Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Taquette, Stella R."

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A pedagogia do oprimido no ensino do método qualitativo de pesquisa
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Taquette, Stella R.; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O método qualitativo de pesquisa é contra hegemônico na ciência e tem a sua validade questionada. É considerado não científico por alguns, desimportante para outros ou mesmo apenas ferramenta de apoio para pesquisas quantitativas. O objetivo deste artigo é fazer um paralelo entre a pedagogia freireana e o modelo de ensino paradigmático do método qualitativo e evidenciar a situação de opressão dos pesquisadores qualitativistas. Trata-se de ensaio baseado nos fundamentos filosóficos educacionais de Paulo Freire e em resultados de pesquisas sobre a prática e o ensino do método qualitativo. Os dados evidenciam que a concepção pedagógica construtivista, dialógica, libertadora e emancipatória de Freire tem conformidade ao modelo paradigmático de ensino aprendizagem da pesquisa qualitativa na formação de pesquisadores autônomos, proativos e críticos, fundamentais para produção de conhecimento científico útil para a sociedade. Conclui-se que o ensino do método de pesquisa qualitativa na perspectiva holística freireana contribui para libertar os pesquisadores da opressão exercida pela hegemonia quantitativa da ciência e emancipá-los. Dos educadores espera-se a adoção de posturas não autoritárias, não bancárias, contextualizadas, dialógicas e que conjuguem a teoria à prática.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos