Percorrer por autor "Tauceda, Karen Cavalcanti"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Contribuições Freireanas para a educação ambiental crítico-transformadora em tempos de crises múltiplas : uma revisão sistemática (2012-2021)(University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Silva, Norma Silverio da; Tauceda, Karen Cavalcanti; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA gravidade da crise socioambiental vivenciada nos impõe o dever de transformação das relações entre homem-natureza-sociedade, e Paulo Freire em muito pode contribuir nesta almejada mudança. O trabalho tem por objetivo o mapeamento e análise crítica das pesquisas em Educação Ambiental - EA que se articulam com os ensinamentos Freireano. Foram analisados artigos científicos de periódicos brasileiros da área de EA , no período de 2012 a 2021. A pesquisa classifica-se como descritiva e documental, realizada numa abordagem qualitativa, com uso do método de revisão sistemática. Foram identificados 60 artigos científicos. Como resultado, a pesquisa evidencia inúmeras possibilidades de aplicação dos pressupostos educacionais, teóricos, políticos e filosóficos de Paulo Freire no contexto da EA e no enfrentamento da crise socioambiental, com possibilidades de articulação teórica com outras teorias pedagógicas e outros teóricos que comungam do objetivo de superar os paradigmas e crises múltiplas da contemporaneidade. Concluímos que os ensinamentos de Paulo Freire são atuais e de relevante importância para o aprimoramento da educação como um todo e, especialmente, da EA.