Percorrer por autor "Teixeira, Solange Sara Pontes"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação da política pública de tecnologia em educação no RN, Brasil(2023) Teixeira, Solange Sara Pontes; Franco, Dulce Maria, orient.A presente investigação tem como objetivo a análise das políticas públicas de tecnologia educacional, a partir do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), no período de 2007 a 2021 no Estado do Rio Grande do Norte. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste estudo seguiram uma abordagem qualitativa, tomando como base os princípios da abordagem do ciclo de políticas, policy cycle approach, formulada por Stephen Ball. A população do estudo foi composta pelos professores que realizaram cursos nos NTE ativos no Estado e pelas três coordenadoras que atuaram no ProInfo a nível local. Foi construído, validado e aplicado um inquérito por questionário para os professores e entrevistas às coordenadoras do programa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a interpretação destes foram organizados por meio do software MAXQDA 2022. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa, nas perspectivas dos participantes, é relevante para a inserção das tecnologias digitais na educação, embora não tenha alcançado plenamente os seus objetivos em relação ao uso das TDCI na Rede Pública Estadual de Ensino.Item Políticas de inclusão digital: impactos na prática pedagógica de professores em Escola Pública da Cidade de Natal/Brasil(2013) Teixeira, Solange Sara Pontes; Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro, orient.O objetivo desta pesquisa foi de analisar a prática pedagógica dos professores que participam dos cursos ofertados pelo ProInfo, mais especificamente, Inclusão Digital, Tablet educacional e o projeto UCA. A investigação foi realizada num NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), na cidade de Natal/Brasil. Tal proposta originou-se da constatação das dificuldades, das dúvidas, dos deslumbramentos e da resistência quanto à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica por parte de alguns professores em seu cotidiano escolar. Para subsidiar teoricamente o trabalho, buscamos a contribuição de Behrens (2004), Bogdan (1994), Castells (1999, 2001 e 2005), Freire (1996), Lévy (2000, 2006), Kenski (2003), Imbernón (2010), Moran (2004, 2007), Nóvoa (2000), Perrenoud (2000), Tardif (2002), Triviños (1987), Valente (2002), entre outros mencionados no corpo da dissertação. A metodologia empregada foi uma abordagem de cunho qualitativo e de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários e de entrevista semiestruturada com os professores. Os resultados da pesquisa revelam que o ProInfo no primeiro momento trouxe motivação e teve como impacto mudar o pensar a respeito das TIC, espera-se que essa mudança de pensar tenha um impacto a médio e longo prazo na prática do professor.