Percorrer por autor "Torres, Adriana de Carvalho"
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Item A importância da equipe pedagógica na atuação educacional com a criança autista(2015) Torres, Adriana de Carvalho; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Este estudo teve como objetivo geral analisar a importância da equipe pedagógica na atuação com a criança autista e como objetivo especifico identificar a importância da equipe pedagógica na atuação educacional com a criança autista; observar como a equipe pedagógica atua; analisar como é montado o planejamento dos profissionais e observar como se desenvolve as atividades educacionais com a criança autista. A pesquisa de campo foi desenvolvida utilizando a abordagem qualitativa e quantitativa, através de um questionário de perguntas abertas e fechadas. A amostra do estudo foi constituída por professores, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e coordenador do Centro de Referencia Educacional Especial que atende quarenta e uma escolas da rede publica municipal de Belém. Analisando a atuação destes profissionais, suas duvidas e conhecimento sobre a síndrome do autismo o estudo apontou uma necessidade de maior esclarecimento e sobre o assunto bem como a necessidade de uma formação continuada destes profissionais para atuarem de forma mais satisfatória na educação especial, apesar dos vários anos de experiência com a educação especial, reconheceram as lacunas deixadas na sua formação, bem como o conhecimento parcial sobre o referido tema. Na conclusão das analises da pesquisa identificamos que o profissional que apresentou maior desconhecimento sobre o tema da pesquisa foi os assistentes sociais, deixaram 60% dos questionamentos da pesquisa sem respostas por desconhecer a importância da equipe pedagógica na atuação com a criança autista, os demais profissionais, psicólogos, fisioterapeutas, professores – pedagogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos reconheceram esta importância, mas também apontaram dificuldades para atuar com a criança autista, bem como apresentaram duvidas sobre a síndrome do Autismo, apontando assim uma necessidade de uma melhor formação destes profissionais, e de uma formação continuada, além de estudos sobre o assunto.