Percorrer por autor "Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient."
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Item Determinantes da lealdade dos consumidores à marca Sumol(2021) Mendes, Gonçalo Traguedo; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient.As marcas têm vindo a ganhar relevância no domínio do marketing, sendo esta uma variável que muitas das empresas não dominam, não estudam, não percebem quanto vale uma marca, como realmente nos sentimos quando interagimos com uma marca e sobretudo perceber como isso vai influenciar a decisão de compra dos nossos consumidores e potenciais consumidores. Para o efeito foi escolhida a marca Sumol, uma vez que, em Portugal a maioria dos estudos que abordam este tema focam-se, essencialmente, em estudar apenas os seus produtos, e esquecendo-se da parte mais importante sendo eles os seus consumidores. É por isso importante perceber como se mantêm fiéis e o que mais apreciam os consumidores à marca em causa. Para desenvolver o estudo foi assim utilizado um modelo sendo ele as 5 dimensões da personalidade da marca para Aaker ( 1997 ) . No que diz respeito à metodologia utilizada neste trabalho, utilizamos o método quantitativo e a sua técnica de recolha de dados foi o questionário que obteve uma amostra com 165 inquiridos. O questionário foi assim publicado em meios online, através da utilização da ferramenta de criação de questionário do “ Google Docs “. Os resultados obtidos mostram que as características que os consumidores da marca Sumol apreciam cada vez mais são: a importância do acompanhamento ao longo do tempo do seu cliente e que possam continuar a inovar ao longo do tempo para manter e captar as atenções de novos consumidores.Item As implicações da era digital no meio rádio enquanto instrumento publicitário(2021) Fernandes, Carina Cortines Linares; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient.O presente trabalho aborda um estudo sobre a rádio enquanto instrumento publicitário ao longo dos anos até a era digital, bem como as estratégias que esse meio de comunicação precisa seguir para ter vantagem competitiva frente a outros meios de comunicação que chegam com a era digital e outros canais também tradicionais, que conseguem se adaptar à nova realidade. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades que a rádio enfrenta enquanto instrumento publicitário. Por meio de estudos pretende-se verificar que a constante evolução e adaptação no rádio é determinante para que exista a manutenção do consumo e investimento publicitário. Para isso, a rádio precisa estar cada vez mais atenta às novidades e às novas tecnologias.Item O poder da influência da internet e do Word of Mouth no consumo de produtos biológicos através das redes sociais em Portugal(2022) Lopes, Mayara do Carmo Pereira; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient.Tema:o poder da influência da internet e do word of mouth no consumo de produtos biológicos através das redes sociais em Portugal. Delimitação: a percepção da indústria alimentícia sobre as possibilidades lucrativas desse novo nicho de mercado. Problema de Pesquisa: “A área de marketing das empresas do ramo alimentício de Portugal tem conseguido identificar e trabalhar de forma eficiente com as novas demandas de consumo de produtos biológicos no país?”. Hipóteses: (1) Há relação entre o consumo de produtos biológicos e o consumo de conteúdos digitais. (2) esse novo padrão de consumo é fortemente determinado por questões socioculturais e pela influência de famosos da internet, personalidades que poderiam ser aproveitadas pelos setores de marketing das empresas do ramo alimentício. Justificativa: a crescente busca do público português por alimentos mais saudáveis e sustentáveis, mostrando que essa tendência não é apenas um modismo, mas está inserida nas mudanças que a sociedade capitalista contemporânea deve realizar para combater a catástrofe ecológica que se anuncia, e ainda para lutar contra as pandemias de obesidade e de doenças relacionadas à má alimentação, tais como diabetes e hipertensão. Objetivo geral: avaliar o impacto que as mídias e as redes sociais têm na vida cotidiana de pessoas comuns, e como elas afetam em sua decisão de compra de produtos alimentícios biológicos, saudáveis e sustentáveis. Metodologia: revisão bibliográfica no repositório RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e no site Google Acadêmico, buscando estudos em língua portuguesa dos últimos 20 anos.