Percorrer por autor "Vieira, Helena Sofia Monteiro Fernandes"
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Item Os benefícios da atividade física nas funções executivas em crianças e adolescentes com autismo: uma revisão sistemática(2023) Vieira, Helena Sofia Monteiro Fernandes; Richter-Trummer, Marisa Filipe, orient.A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades ao nível da interação e comunicação social, a par de interesses restritos e comportamentos repetitivos. A PEA é também caracterizada por inúmeros problemas nas Funções Executivas (FE), nomeadamente ao nível da flexibilidade cognitiva, da memória de trabalho, do controlo inibitório, do planeamento e da regulação emocional, tornando-se essencial compreender que respostas existem em termos de intervenção para colmatar estas dificuldades. Neste âmbito, diversos estudos sugerem que a implementação de programas de Atividade Física (AF) tem um impacto positivo nas FE. Todavia, os benefícios desta prática em indivíduos com PEA não são ainda claros. Portanto, o presente estudo pretende compreender os efeitos da AF nas FE em crianças e adolescentes com PEA, através de uma revisão sistemática da literatura. De forma a garantir o rigor metodológico, esta revisão seguiu os critérios PICO e as diretrizes PRISMA. Para a pesquisa foram selecionadas as bases de dados ERIC, APA PsycInfo e Academic Search Complete e as seguintes palavras-chave: Autism Spectrum Disorders OR ASD OR Autism OR Aspergers OR Asperger Syndrome AND Executive Function OR Executive Functioning AND Physical Activity OR Exercise OR Fitness OR Physical Exercise OR Sport AND Children OR Adolescent. Nesta revisão, foram incluídos um total de 9 estudos por respeitarem os critérios de inclusão/exclusão estabelecidos. Os resultados sugerem que após a implementação de programas de AF, tais como basquetebol, equitação, ciclismo, entre outros, a maioria dos estudos revelou benefícios para a globalidade das FE analisadas (e.g., controlo inibitório, flexibilidade cognitiva e planeamento). Contudo, dois estudos não revelaram efeitos significativos na memória de trabalho e na regulação emocional. Concluindo, esta revisão salienta os benefícios da AF nas FE em crianças e adolescentes com PEA, o que representa uma mais-valia para esta população clínica. Porém, esta temática carece de maior atenção e investigação dado o número reduzido de estudos analisados. Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo; Funções Executivas; Atividade Física; Crianças e Adolescentes