Percorrer por autor "Viveiros, Paulo, orient."
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Item A construção da identidade de duas personagens e valores através da animação : MIA(2021) Burmester, Filipa Ribeiro; Viveiros, Paulo, orient.Neste projeto pretende-se realizar uma curta de animação 2D. Narra-se a história de um idoso que, no meio duma cidade monocromática, se destaca pelo seu belo jardim que irá influenciar Mia a querer o mesmo e como isso a leva a ser uma pessoa melhor. Deste modo pretende-se realçar a transmissão de boas práticas entre gerações e da educação em prol de uma vida em comum sem preconceitos de idade, raça ou género. O respeito pela Natureza e o embelezamento da vida encontram-se também subentendidos neste filme metaforicamente através do jardim de Óscar. A ideia é transmitir que, em qualquer idade, existem objetivos e ambições na procura da satisfação e concretização pessoal. Na narrativa é realçada a evolução de uma relação de amizade que nasce de forma inesperada.Item A geometria no quadro cinemático de Kurosawa : um estudo sobre forma e estilo(2017) Neto, Mário Granado Gonçalves; Viveiros, Paulo, orient.Partindo de uma premissa que considera a estética como um importante elemento narrativo do exercício cinematográfico, é possível destacar o cineasta Akira Kurosawa como um dos mais exímios realizadores a ativarem este traço estilístico em seu repertório cinemático. Suas obras são notórias, seja pela exuberância de suas imagens, seja pela capacidade de estímulos sensoriais exercidas no processo de recebimento do conteúdo dramático por parte do expectador. Percebe-se, no entanto, certa particularidade metodo lógica na cinematografia de Kurosawa, uma tendência a arranjar os elementos no quadro cinematográfico, de maneira que a disposição destes componentes remeta a construção de formas geométricas primárias, tais como: triângulos, quadrados e círculos. Estas for mas podem funcionar como simbolismos visuais para determinada situação do enredo, sugerindo o potencial narrativo deste aspecto fotográfico em seu cinema. Posto isso, pretende-se com a dada dissertação, investigar a hipótese da incidência de padrões geométricos presentes no processo de composição imagética dos filmes de Akira Kurosawa, através do experimento de observação e contagem de frequência, inten tando-se compreender de que modo esta técnica é utilizada como ferramenta narrativa.Item Guião cinematográfico Feliz aniversário(2019) Bento, Tiago Manuel de Melo; Viveiros, Paulo, orient.Trabalho de Projecto para Mestrado em Estudos Cinematográficos de que resultou um Guião Cinematográfico denominado Feliz Aniversário. Uma história de amor entre duas personagens que termina em virtude dos acontecimentos políticos em Portugal decorria o ano de 1975 durante o período que ficou denominado como “Verão Quente de 75.” A relação entre Cinema e História apresentando o cinema como uma fonte histórica que embora só recentemente seja assim considerado como tal, cada vez mais se afirma nesse sentido e a análise de alguns filmes de ficção criados sobre um fundo de história como o Couraçado de Potemkine e O Nascimento de uma Nação. Feliz Aniversário teve como base o estudo da imprensa regional e nacional da época, as comunicações telegráficas no seio da diplomacia norte-americana, a história familiar do seu autor e uma pesquisa bibliográfica relacionada com o tema. Surge como um contributo para a análise do período histórico que lhe serve de pano de fundo e aumenta o acervo cinematográfico português no que ao tema em destaque concerne.Item Îagûara(2020) Fonseca, Diogo de Araujo Franco da; Viveiros, Paulo, orient.Uma ficção curta-metragem de animação, sobre importância do povo indígena no Brasil, a sua beleza, os seus mitos e a sua luta por sobrevivência.Item If i had to l(ea)ve(2018) Ammar, Hela; Viveiros, Paulo, orient.Este relatório tem como objetivo mostrar minhas intenções e meu procedimento de trabalho para fazer um curta-metragem como projeto final para o Mestrado em Animação. Sendo assim, o filme combina duas técnicas: animação 2D e Scratch e pintura em filmes Super 8. Pelo fato do tema versar sobre razões de imigração ilegal, o processo de trabalho começou por uma fase de pesquisa que, consequentemente, partindo de fatos reais, evoluiu para idéias e metáforas, originando a história em si. Nesse sentido, o roteiro e o storyboard foram mutuamente desenvolvidos e aprimorados, e acompanhados, posteriormente, de um som Animatic. Por fim, a fase de animação teve início durante o trabalho com o som, dando surgimento ao filme SE EU TIVESSE QUE DEIXAR.Item A influência do cinema norte-americano no cinema brasileiro através da jornada do herói(2017) Pontes, José Arthur de; Viveiros, Paulo, orient.O presente trabalho vem a estudar a Jornada do Herói no cinema e como ela representa uma cultura de massa, através de uma análise comparativa entre os filmes Jaws (1975), de Steven Spielberg, e Central do Brasil (1998), de Walter Salles, de modo a encontrar os elementos que formam um herói ou Monomito no cinema de massa no Brasil e nos EUA. Os filmes do Gênero Drama\Aventura são escolhidos como exemplos de histórias que foram apresentadas para um grande número de espectadores, são colocados como exemplos de cinema de massa por sua grande difusão em salas para o grande público. Sendo assim, temos uma amostra estratificada para análise, baseada em um subgrupo já existente: filmes que foram vistos por multidões. O objeto de pesquisa é o herói ou heroína. Através da comparação entre os personagens e suas jornadas nos filmes analisados, foi possível encontrar padrões entre os mundos dos heróis. A estrutura da comparação entre as jornadas é feita através das fases da Jornada do herói mítico descrito por Joseph Campbell, em O Herói das Mil Faces (CAMPBELL, 1949, p. 30), e Christian Vogler, em A Jornada do Escritor (VOGLER, 1989, p. 34). A comparação feita entre os dois filmes ressalta as intercessões e padrões que unem as histórias e heróis; elementos em comum são colocados de forma a mostrar como a estrutura dos filmes analisados reflete a influência do cinema americano para as massas no cinema brasileiro. São encontrados e demonstrados os elementos que morfologicamente unem os filmes através das fases da Jornada do Herói e das características dos heróis analisados. A comparação entre os heróis é feita não só através de sua jornada, mas através de um mapa de personagens proposto por Laurie Hutzler (2006) e, sendo assim, foi possível identificarmos e compararmos as principais características, medos, desejos, sacrifícios, elementos que levam perigo ao herói: como são seus mundos, o que procuram, famílias etc. São destacados elementos que unem os heróis do filme americano e do brasileiro, demonstrando, assim, uma característica de cultura de massa, de inconsciente coletivo. Além da análise comparativa dos heróis e de suas jornadas, é feita uma demonstração morfológica e arquetípica das funções do herói e da forma como suas atitudes moldam a história. A jornada do herói, seus arquétipos e a cultura de massa são colocados como parte do inconsciente coletivo, que produz fenômenos em comum, na forma como as histórias são construídas para o cinema e apresentadas para as grandes multidões. Algumas referências a outras histórias também foram encontradas: Mickey (1928), Pinocchio (1940), contos de fadas também são elementos presentes que unem as histórias e são relatados. A morfologia de nossos filmes analisados é demonstrada com arquétipos comuns entre as histórias e de como os heróis se comportam. Uma fórmula para cada filme é montada, simbolizando uma morfologia, seguindo as funções descritas por Vladimir Propp, em seu livro a Morfologia do Conto Maravilhoso (PROPP, 2001 23) Com a análise paralela entre a jornada e o herói, podemos demonstrar como a cultura de massa no cinema produz efeitos de similaridade entre as histórias. Essas intercessões que unem as histórias são apresentadas de forma mítica, arquetípica e estruturada num Plot tradicional de cinema em 3 atos. O trabalho seguinte demonstra como os núcleos familiares, representações patriarcais, matriarcais e de um discurso com uma história que pode ser aceita pelas multidões, onde as pessoas se espelham e se reconhecem, são alguns pontos em comum entre as histórias que veem sendo contadas no cinema americano para massas, e agora é demonstrado no cinema brasileiro pós década de 90.Item #Mandajobs(2021) Barbosa, Beatriz França; Viveiros, Paulo, orient.Trabalhar de casa e com o que ama, parece um mundo utópico, mas para muitos ansiosos, o tempo sozinho com seus pensamentos pode ser uma fonte de paranóias. O estilo de vida que envolve o regime de trabalho freelance está cada vez mais comum na nossa sociedade, mas ainda é pouco debatido para além da sua imagem idealizada. Por sentir a necessidade de abrir o diálogo sobre saúde mental para aqueles que trabalham de forma autônoma, o filme “#MandaJobs” nasceu de uma urgência pessoal de fazer as pazes com as minhas angústias e aceitar meu momento de embate profissional. Representar aqueles que estão se sentindo agoniados e passando por cobranças excessivas dentro dessa rotina repleta de dualidades entre o espaço profissional e o pessoal, é um dos pilares para essa animação, além de enunciar o recado da importância de respeitar seus limites emocionais e cuidar de sua saúde mental.Item Misplaced(2022) Coelho, Pablo Teixeira; Viveiros, Paulo, orient.Como base para esta dissertação o curta metragem animado intitulado Misplaced, produzido e idealizado por Pablo Coelho (2020), é fundamentado em uma reflexão intima sobre o medo e a forma onipresente que ele assume no mundo contemporâneo. O presente texto visa revelar o processo criativo, artístico e técnico durante a produção do filme, além de, destrinchar o conteúdo metafórico e identificar com bases teóricas o conceito de medo sugerido.Item Nós, os lentos(2019) Waltz, Jeanne Hélène Emmanuelle; Viveiros, Paulo, orient.A visual poetry essay done in animation about Time and the different representations Mankind and Science have of it. Following an artistic and scientific research, the author chooses two main metaphors, the flowing of water and competitive running, around which she builds the movie.Item Relatório do Projecto Mupepy Munatim(2012) Peralta, Pedro Toscano; Viveiros, Paulo, orient.A presente dissertação tem o propósito de relatar o desenvolvimento e execução de todas as etapas de criação da curta-metragem mupepy munatim, da qual fui Realizador, Argumentista e Produtor. Apresento esta curta-metragem como projecto de tese de mestrado para a obtenção do grau de mestre em Estudos Cinematográficos pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O projecto de curta-metragem mupepy munatim foi desenvolvido no período entre Outubro de 2010 e Setembro de 2011. Numa primeira fase, desenvolvendo a ideia inicial e consequente guião com actor Sebastião Tomás, e seguidamente na fase de pré-produção e produção com o Director de Fotografia Frederico Parreira e com a Produtora Joana Cunha. A pós-produção, sobre a minha orientação, foi concebida por Rui Tomás na montagem de imagem, Ricardo Rodrigues na pós-produção som e Pedro Motta na pós-produção vídeo. Apesar do cunho autoral da obra, esta é um projecto colectivo na sua essência. Os elementos da equipa técnica acima mencionados tiveram um papel fundamental na criação da curta-metragem, colaborando criativamente nas suas áreas respectivas. Este relatório irá descrever o nosso processo de colaboração e trabalho, descrevendo as opções e acções que fomos tomando ao longo das fases de produção.Item Setembro(2019) Mata, Ricardo Manuel da Cunha; Viveiros, Paulo, orient.Suddenly emotion left fiction behind. A process of approaching to a problem begins. As in so many other capitals, tourism grows in such a way that the city is not prepared to receive it. The consequences are the same as other cities with the same problem. The gentrification. In direct contact with the citizens, the Lisboetas, grows an animated film. Looking to talk, to draw attention, to understand what my city is transforming into. Walking on our streets to understand what bothers me, how it hurts for those who see their physical space fleeing, in the illusion of a renewed architecture that takes them far away from their places and from their dears, results in a film of emotions in a constant confrontation. A film with a life of its own, born from a will, grew out of my pursuits, broke free and take the forms of my discoveries, first it was a school movie, then it is no more, today goes alone for the movie theaters. Trying for is luck.Item Sobre a Monstra, Festival de Animação de Lisboa(2015) Martinho, Miguel Queiroz; Viveiros, Paulo, orient.Monstra, Festival de Animação de Lisboa realiza-se anualmente na capital de Portugal desde 2000, e é um evento cultural e artístico com relevância mediática e reconhecimento do público. Esta dissertação, acompanhada por um documentário intitulado “Retrato da Monstra”, visa contribuir para a história do festival de cinema de animação, evidenciando o seu papel na divulgação deste género em Portugal. A partir dos catálogos, de artigos publicados na imprensa escrita e na internet, e de entrevistas realizadas a alguns dos principais intervenientes (incluindo ao seu diretor artístico, Fernando Galrito), reconstituem-se os momentos fundadores e analisa-se a evolução do número de presenças e públicos participantes, número e tipologia de filmes, locais de exibição, países convidados, outras atividades inter-artes, modelos de organização, etc. A 14ª edição (2015) é tratada como um caso de estudo, sendo objeto de uma análise mais detalhada da programação e do segmento competitivo. Este trabalho procura contribuir para a definição da identidade da Monstra, partindo de dados objetivos e complementando-os com as ideias e perceções dos que fizeram parte dela ao longo dos anos. Finalmente, equaciona-se o futuro do festival.Item O videoclipe victimless crime e as imagens nos videoclipes(2010) Carvalho, Flávia Bastos de; Viveiros, Paulo, orient.No âmbito do Mestrado em Estudos Cinematográficos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, propôs-se a concretização de um Projecto-Tese na área do videoclipe. O projecto consiste na produção, realização e edição de um videoclipe. Victimless Crime é o nome da música, criada durante o ano de 2009 e lançada em Maio de 2010, da banda pop lisboeta Soulbizness. O resultado é um videoclipe com a duração de três minutos e vinte e seis segundos, que entende a possibilidade de uma utilização real. Na componente teórica procede-se ao estudo do videoclipe enquanto formato audiovisual e suas especificidades. Segue-se a análise de Victimless Crime, através do Modelo de Análise proposto por Francisco J. G. Tarín, assente em três vectores essenciais: Análise Textual; Análise de Recursos Expressivos e Narrativos; e Interpretação.Item Vjing e nova média(2013) Silva, António Manuel Ballester Almela Vitorino; Viveiros, Paulo, orient.Até à pouco tempo o Vídeo Jamming ou Vídeo Jockeying, era um fenómeno relativamente recente e pouco estudado na cultura visual. Era mais associado ao entretenimento do que visto como uma forma de arte integrada num género maior, o do Live Cinema. As rápidas transformações caraterísticas da cultura digital estão a operar modificações profundas dos conceitos de performance audiovisual em tempo real. A inclusão de outras formas de arte digital no VJing estão a transformálo num percusor de outros modelos que estão neste momento a surgir. É nesse sentido que compreender o fenómeno VJing pode constituir um ponto de partida para novos lugares da performance audiovisual.