Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário por assunto "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Escola e valores ambientais. Que justificação? Que consequências?(2013) Paulino, Inês Filipa Coelho; Sousa, Óscar Conceição de, orient.A pressão exercida sobre o ambiente pelo homem a que se assiste desde 1950 potenciou uma crescente preocupação e tomada de consciência por parte da sociedade sobre as consequências das nossas ações sobre o ambiente. Esta tomada de consciência despoletou o surgimento dos primeiros movimentos verdes e proporcionou o inicio de cimeiras internacionais para avaliar a situação. Estes acontecimentos potenciaram também o surgimento da Educação ambiental como forma de sensibilizar a população e de reuni-la de novo com a natureza que a rodeia, incrementando valores pro-ambientais que com o tempo e com a interação de inúmeros outros fatores podem levar a comportamentos pro-ambientais. Este estudo vem da necessidade de perceber se os projetos de educação ambiental implementados nas escolas, neste caso o Eco Escolas, são preponderantes para o desenvolvimento de valores e como consequência de comportamentos pró-ambientais. Para tal aplicou-se em duas escolas, uma Eco Escola e outra não, um questionário em alunos do 3º ciclo e secundário para se tentar entender se esses valores existem e, em que medida, em termos comparativos, se são diferentes entre as escolas selecionadas e saber se influenciam positivamente comportamentos pró-ambientais. O nosso estudo prova que o desenvolvimento destes projetos são preponderantes para a consciencialização da população na temática do ambiente.