Revista Lusófona de Educação n.º 25 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 25 (2013) por assunto "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Silva, Maria Odete Emygdio da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido.