Revista Lusófona de Educação
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Percorrer Revista Lusófona de Educação por assunto "ACCOUNTABILITY"
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Item Avaliações externas e em larga escala e os organismos internacionais : da accountability educacional à cultura da performatividade(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Amestoy, Micheli; Mattos, Kélli; Tolentino-Neto, Luiz; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) adentra os projetos e políticas educacionais difundidas no Brasil, contribuindo para a ascensão da lógica neoliberal na educação. Nesse viés, este artigo de abordagem qualitativa e análise documental tem como objetivo discutir as relações estabelecidas entre as políticas de avaliação no Brasil, os Organismos Internacionais, e a cultura da performatividade oriunda dessas relações. Nesse sentido, a accountability educacional, em voga em vários países, ganha cada vez mais espaço, ao operacionalizar e integrar a concepção de avaliação, prestação de contas e responsabilização. O conceito de performatividade abordado no texto descreve a cultura da performatividade como a busca pelos desempenhos, invadindo e transformando as individualidades e subjetividades do professor, da educação e da sociedade. Como resultados, destaca-se o forte papel da OCDE como organismo transnacional impactando nas políticas nacionais e na produção de uma transformação e uniformização do conceito de qualidade educativa. Para concluir, o texto propõe a busca por alternativas para pensar uma corresponsabilidade de todos os envolvidos no processo educativo e na reafirmação do papel do professor e da escola pública em um projeto de responsabilização participativa, democrática e de qualidade negociada.Item Mercantilização, competitividade e accountability no sistema de ensino em Portugal : o que se pode aprender da experiência chilena(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Quaresma, Luísa; Villalobos, Cristobal; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo refletiremos sobre a abertura do sistema educativo português aos princípios da privatização, da competitividade e da accountability e sobre o debate que acompanhou este processo, convocando para a reflexão a experiência de implementação destes mecanismos no Chile, um dos países do mundo onde a lógica do mercado educacional se impôs com mais força. Num primeiro momento, damos conta das práticas e dos discursos acionados em Portugal para fomentar a mercantilização e a competividade. Posteriormente, analisamos o processo de implementação deste modelo no Chile, onde vigora há mais de 30 anos, e problematizamos as suas consequências, entre as quais se destacam a privatização do sistema educativo, o aumento da segregação social e académica, as restrições à liberdade de escolha da escola e o empobrecimento do papel da educação. Finalmente, discutimos as semelhanças e as diferenças entre este processo nos dois países, evidenciando a existência de pontos de convergência discursiva e de divergências estruturais ao nível da forma de implementação destas políticas e facultando elementos que permitirão promover uma discussão fundamentada, ampla e democrática sobre o papel e o significado da educação em Portugal.