Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020) por assunto "ESPANHA"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desajuste de trayectorias estudiantiles : caso comparativo de la Universidad Federal de Paraíba y la Universidad de València(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Diniz, Adriana Valéria Santos; Villar, Alícia; Hernández, Francesc; Castelo Branco, Uyguaciara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda a questão do ajuste acadêmico nas trajetórias das universidades, entendendo-o com base no ritmo de renovação estudantil e adequação de seu desempenho acadêmico. O objetivo é calibrar o ajuste entre os dois indicadores de desempenho, ou seja, renovação e adequação para poder propor uma medida de ajuste integral. Propomos uma metodologia para ponderar o grau de ajuste nas trajetórias das universidades com base nos indicadores de renovação e adequação por meio da proposta de um novo indicador que chamamos de taxa de ajuste. O procedimento de seu cálculo é através da adaptação do índice de Gini usual e tem a característica que permite que seja aplicado a diferentes unidades de análise (graduação, áreas de conhecimento, universidade). A aplicação apresentada neste artigo descreve a comparação feita entre a Universidade Federal de Paraíba (Brasil) e a Universidade de València (Espanha). Os resultados deste estudo nos permitem responder ao objetivo declarado e fornecer uma dimensão do ajuste das trajetórias acadêmicas em cursos de graduação de ambas instituições universitárias. Essa proposta permite observar as instituições universitárias de acordo com seu grau de ajustamento de acordo com as taxas de desempenho acadêmico esperadas no nível institucional.Item Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e Espanha(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Farias, Maria da Salete de; Oliveira, João de; Lorente, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais.