Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022) por assunto "BIBLIOGRAPHIC REVIEW"
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Item O papel do enfermeiro na mulher vítima de violência doméstica : revisão sistemática(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Faria, Miguel; Longo, João; Andriyash, André; Costa, Bárbara; Pinheiro, Bárbara; Aleixo, MarianaA revisão sistemática deste artigo teve como objetivo analisar a resposta do enfermeiro às necessidades da mulher vítima de violência doméstica. Na pesquisa bibliográfica foram identificados 191 artigos dos quais foram incluídos 6 na presente revisão, com um total de 787 participantes, com idades entre os 18 e os 65 anos, distribuídos por cinco países. Concluímos que a maioria das disciplinas da área da saúde não contempla a formação e treino necessários aos aspetos relacionados com a violência, o que leva a que os profissionais não tenham as habilitações necessárias para promover intervenções eficazes com impacto positivo na saúde das mulheres em contexto de violência. Desta forma, o assunto requer uma melhor formação de profissionais de saúde capazes de enfrentar a situação, articulada com ações preventivas e assistenciais humanizadas.Item PISA and equity change : a scoping review(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Nata, Gil; Enchikova, Ekaterina; Toledo, Cibelle; Neves, TiagoA promoção da equidade tem sido e continua a ser um desafio fundamental para os sistemas educativos em todo o mundo. Embora o PISA tenha o objetivo declarado de partilha de informação e aconselhamento das políticas nacionais para alcançar uma maior equidade socioeconómica, o seu real papel e os resultados do programa continuam sujeitos a muito debate. Este trabalho apresenta uma scoping review da literatura disponível centrada na relação entre a implementação do PISA e a mudança da equidade (socioeconómica educativa). Esta revisão tem duas vertentes, incluindo (i) investigação quantitativa que tem visado medir as mudanças nos indicadores de equidade utilizando conjuntos de dados PISA, bem como (ii) investigação qualitativa que tem vindo a discutir o impacto do PISA na equidade educativa. As principais bases de dados foram sistematicamente pesquisadas, produzindo um total de 1180 resultados. Após avaliação independente por diferentes juízes, um total de 51 artigos cumpriram os critérios de inclusão, dos quais 27 qualitativos e 34 quantitativos. A análise da literatura qualitativa e quantitativa é apresentada separadamente, tanto em forma tabular como narrativa, permitindo a avaliação da quantidade, natureza e âmbito da literatura disponível, bem como a identificação de lacunas nessa literatura.