Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022) por assunto "BIG SCIENCE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A OCDE e a governação global da educação : como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’(University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Araújo, Ana Lourdes; Rosa, Vítor; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoVulgarizado em 1961 nos Estados Unidos da América (EUA), o conceito de ‘big science’ refere-se à investigação científica em grande escala, com orçamentos importantes, equipas numerosas, instrumentos e laboratórios de grandes dimensões, com produção de uma enorme quantidade de dados. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, analisa-se o Programme for International Student Assessment (PISA), destacando características que apresentam similaridades com o conceito de ‘big science’. Os resultados encontrados apontam que o PISA pode ser considerado o primeiro programa no campo das ciências sociais e humanas que se insere nesta forma de fazer ciência.