ECEO - Escola de Ciências Económicas e das Organizações
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Percorrer ECEO - Escola de Ciências Económicas e das Organizações por assunto "ACCOUNTANTS"
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Item Perceção do impacto das alterações às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro “O Caso Português”(2021) Gariso, Clara Margarida Simões; Kaizele, Ana Catarina Pagarim Ribeiro, orient.Em janeiro de 2010 entrou em vigor um novo modelo de normalização contabilística denominado Sistema de Normalização Contabilística, aprovado pelo Decreto-Lei nº 158/2009 de 13 de julho, que revogou o Plano Oficial de Contabilidade. Posteriormente, o Decreto-Lei nº 98/2015 de 2 de junho, transpõe para o ordenamento jurídico interno a Diretiva n.º 2013/34/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de junho de 2013, relativa às demonstrações financeiras anuais, às demonstrações financeiras consolidadas e aos relatórios conexos de certas formas de empresas. Este trabalho analisa as dificuldades e o impacto proveniente das alterações aos normativos que advém da harmonização contabilística. Para esse efeito é abordada a evolução da harmonização e normalização contabilística internacional e em Portugal, culminando na análise do impacto decorrente da aplicação das alterações ao normativo proveniente da publicação do Decreto-Lei nº 98/2015 de 2 de junho através da captação da perceção dos profissionais que lidam com as exigências inerentes à implementação de novos normativos. A metodologia empregue foi a da revisão de literatura e a técnica de questionário dirigido aos contabilistas certificados portugueses. Os resultados deste estudo permitem concluir que a análise e avaliação de possíveis impactos do Decreto-Lei n.º 98/2015 de 2 de junho às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro após entrada em vigor da mesma, têm uma forte aceitação das empresas no que respeita às alterações a implementar, encontrando-se os profissionais desta área preparados para aplicar estas alterações. Os contabilistas certificados consideram, ainda, haver algum impacto nos resultados e em alguns elementos da posição financeira das empresas. No que concerne à redução de custos com a preparação da informação financeira, os profissionais acreditam que o impacto será nulo. Na perspetiva dos Contabilistas Certificados, os procedimentos serão idênticos. A diversidade de normativos pode comprometer o processo de harmonização.Item Quais as competências mais relevantes para a profissão de contabilista? Um estudo comparativo entre as perceções dos estudantes e os profissionais de contabilidade(2022) Visandule, Melciadina Ana; Martins, Maria Helena Gonçalves, orient.Num mundo em constante mudança, fruto da globalização e do avanço das tecnologias, as empresas procuram que os seus recursos humanos sejam os mais qualificados quanto possível, mas também os mais competentes, incluindo os/as profissionais da contabilidade. A evolução das tecnologias de informação e de comunicação e o acréscimo da importância das características pessoais para enfrentar uma profissão em constante mudança, contribuem para uma necessidade crescente de competências cada vez mais específicas e que envolvem formação contínua constante nos profissionais da contabilidade. Nesta investigação analisa se a perceção das competências mais relevantes para o exercício da profissão por parte de estudantes e profissionais em Portugal e em Angola (n=193). Os resultados do presente estudo indicam que de acordo com os profissionais de contabilidade, as competências percecionadas como mais importantes são as relacionadas com a ética e profissionalismo e com as competências técnicas, em especial ética profissional e softwares de contabilidade. Quanto aos estudantes de contabilidade, a resolução de problemas e domínio dos softwares de contabilidade são percecionados como os mais importantes. No que diz respeito às competências atuais, os estudantes enaltecem as suas capacidades para aprender ao longo da vida, e em segundo no ranking, ficaram as suas perceções sobre a sua capacidade para prática de ética e de responsabilidades sociais. Quanto aos Profissionais de Contabilidade a competência que ocupa o primeiro posto no ranking corresponde à aplicação de ética e responsabilidade e em segundo lugar a aprendizagem ao longo da vida. Estes resultados indicam uma diferença na perceção da importância das diferentes competências entre profissionais e estudantes de contabilidade e refletem as diferentes expectativas e tendências que contabilistas em diferentes fases da sua carreira terão na busca de competências através de formação ou de atração de talento para as empresas.