Mestrado em Gerontologia Social
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Percorrer Mestrado em Gerontologia Social por assunto "APOIO DOMICILIÁRIO"
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Item Contextos e prática do serviço social com pessoas idosas em serviço de apoio domiciliário(2014) Andrade, Alexandra Cristina Correia dos Santos; Carvalho, Maria Irene de, orient.Este trabalho sob a forma de projeto profissional tem como objetivo refletir sobre a prática profissional do Assistente Social sobretudo na forma como se intervém, na promoção dos direitos e na promoção da autonomia e participação das pessoas idosas, enquanto seres sociais e agentes de mudança. A temática do envelhecimento e mais especificamente do envelhecimento ativo tem merecido, na nossa sociedade, alguns tempos de reflexão e análise. É importante estarmos conscientes das consequências e dos desafios que temos enquanto cidadãos e profissionais da área Social. É tempo de mudança e principalmente de mudança de mentalidades e de assumirmos as responsabilidades que temos a nosso cargo. Temos que ter consciência que estamos a falar de pessoas, com expectativas, desejos, de vidas que se querem plenas de conhecimento e de sentido. Falar da prática dos Assistentes Sociais em gerontologia social, a nível da gestão das respostas, e nos dilemas éticos e deontológicos que se enfrentam diariamente é fundamental para se conseguir construir uma prática profissional que se quer reflexiva. O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, enquanto resposta social é determinante para promover a qualidade de vida das pessoas idosasItem A importância da alimentação no processo de envelhecimento : os hábitos alimentares e a satisfação com os serviços em idosos da Liga dos Amigos da Terceira Idade(2013) Salgueiro, João Miguel de Jesus Semedo; Carvalho, Maria Irene de, orient.Este estágio foi efetuada na Liga dos Amigos da Terceira Idade – daqui em diante denominada de LATI e trata da relação do envelhecimento com a alimentação em idosos. Tendo em conta o crescente aumento de idosos é fundamental que se estude com rigor a alimentação para adequada para esta população. Ao debruçarmo-nos sobre este tema pretendemos não só compreender o modo como os nutricionistas se preocupam com a alimentação dos idosos nomeadamente assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos que se preocupam com esta questão. Este estágio decorreu sob o referencial teórico do envelhecimento, do envelhecimento ativo, alimentação, nutrição e qualidade de vida nas respostas sociais de Centro de Dia, Lar e Apoio Domiciliário da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI). A metodologia adotada centrou-se na investigação ação com destaque para as metodologias qualitativas, com a realização de algumas entrevistas e para as abordagens quantitativas com a aplicação de questionários aos utentes da LATI. Assim para a recolha de dados o estagiário efetuou entrevistas semi-estruturadas à Diretora Técnica da Instituição, à responsável pela cozinha bem como à nutricionista. Para além disso, aplicou um questionário semi-estruturado individual aos utentes/clientes da LATI. Os resultados permitiram compreender o perfil dos idosos, os seus hábitos alimentares, a sua relação com a instituição, a satisfação com os serviços que usufruem e a satisfação com a vida. Assim como possibilitou concluir que os idosos têm acesso a uma alimentação adequada e que se encontram satisfeitos com a alimentação que lhes é fornecida por parte da instituição assim como estão satisfeitos com o usufruto dos serviços da instituição seja nas AVD e AIVD assim como em relação às atividades de lazer. Contudo revelam necessidade de uma maior participação nas decisões e escolha das ementas. Assim podemos concluir que uma boa alimentação implica necessariamente uma participação efetiva dos intervenientes.Item A importância das atividades desenvolvidas em Serviço de Apoio Domiciliário na pessoa idosa com alteração da cognição : estudo de casos(2013) Torrão, Ana Rita; Carvalho, Maria Irene de, orient.O presente trabalho tem como tema compreender a importância das atividades de estimulação cognitiva em resposta de apoio domiciliário na pessoa idosa com quadro de alteração da cognição – défice cognitivo. Foram desenvolvidas sete atividades para cada caso, cada uma delas com um objetivo específico que consistiu em avaliar determinadas funções cognitivas tais como a memória, reconhecimento, pensamento e linguagem. A amostra foi formada por quatro mulheres com idades superiores a 80 anos e com a escolaridade correspondente ao ensino básico/primário. Foi utilizada no estudo a metodologia qualitativa e quantitativa. A primeira envolveu o estudo de casos, a análise dos resultados obtidos em cada caso nas atividades desenvolvidas, em conjunto com as restantes dimensões de análise: o perfil, estado mental e interações sociais. Por sua vez, o método quantitativo correspondeu à aplicação da prova cognitiva de Avaliação Breve do Estado Mental (MMS). O impacto das atividades desenvolvidas foi discreto, mas positivo, na medida em que o valor respeitante ao défice cognitivo não sofreu alterações significativas (com exceção de um dos casos com decréscimo evidente), simbolizando a manutenção das competências cognitivas. De um modo geral, os quatro casos mostraram grande recetividade e cooperação. Foi mais facilitador lembrar informação relativa à sua história de vida – memória episódica. Verificou-se um nível de agrado muito positivo nesta atividade de reminiscência, bem como na atividade com música, facilitando a expressão verbal. Na memória semântica relativa aos conteúdos aprendidos evidenciaram-se mais dificuldades, tendo os quatro casos recorrido a estratégias de compensação para recuperar a informação pretendida – usaram aspetos concretos da sua própria realidade pessoal/percurso de vida. Salientamos que em dois dos casos estudados se verificou a existência de perturbação ao nível da linguagem expressiva em paralelo com limitações no campo do reconhecimento visual e recuperação da informação armazenada. Sinalizamos para culminar que as atividades se constituíram, para além de um espaço de estímulo e relação, como uma metodologia de avaliação – bilhete de identidade para cada caso face às competências e défices vigentes no plano da cognição, abrindo caminho para uma intervenção mais específica/singular.