Mestrado em Gerontologia Social
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Percorrer Mestrado em Gerontologia Social por assunto "COGNITIVE STIMULATION"
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Item A importância das atividades desenvolvidas em Serviço de Apoio Domiciliário na pessoa idosa com alteração da cognição : estudo de casos(2013) Torrão, Ana Rita; Carvalho, Maria Irene de, orient.O presente trabalho tem como tema compreender a importância das atividades de estimulação cognitiva em resposta de apoio domiciliário na pessoa idosa com quadro de alteração da cognição – défice cognitivo. Foram desenvolvidas sete atividades para cada caso, cada uma delas com um objetivo específico que consistiu em avaliar determinadas funções cognitivas tais como a memória, reconhecimento, pensamento e linguagem. A amostra foi formada por quatro mulheres com idades superiores a 80 anos e com a escolaridade correspondente ao ensino básico/primário. Foi utilizada no estudo a metodologia qualitativa e quantitativa. A primeira envolveu o estudo de casos, a análise dos resultados obtidos em cada caso nas atividades desenvolvidas, em conjunto com as restantes dimensões de análise: o perfil, estado mental e interações sociais. Por sua vez, o método quantitativo correspondeu à aplicação da prova cognitiva de Avaliação Breve do Estado Mental (MMS). O impacto das atividades desenvolvidas foi discreto, mas positivo, na medida em que o valor respeitante ao défice cognitivo não sofreu alterações significativas (com exceção de um dos casos com decréscimo evidente), simbolizando a manutenção das competências cognitivas. De um modo geral, os quatro casos mostraram grande recetividade e cooperação. Foi mais facilitador lembrar informação relativa à sua história de vida – memória episódica. Verificou-se um nível de agrado muito positivo nesta atividade de reminiscência, bem como na atividade com música, facilitando a expressão verbal. Na memória semântica relativa aos conteúdos aprendidos evidenciaram-se mais dificuldades, tendo os quatro casos recorrido a estratégias de compensação para recuperar a informação pretendida – usaram aspetos concretos da sua própria realidade pessoal/percurso de vida. Salientamos que em dois dos casos estudados se verificou a existência de perturbação ao nível da linguagem expressiva em paralelo com limitações no campo do reconhecimento visual e recuperação da informação armazenada. Sinalizamos para culminar que as atividades se constituíram, para além de um espaço de estímulo e relação, como uma metodologia de avaliação – bilhete de identidade para cada caso face às competências e défices vigentes no plano da cognição, abrindo caminho para uma intervenção mais específica/singular.