Revista Lusófona de Educação n.º 26 (2014)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 26 (2014) por assunto "COSMOPOLITANISMO"
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Item Critique et utopie, ou une pédagogie de la possibilité dans la construction de politiques d’éducation démocratiques(University of Lusophone Humanities and Technology, 2014) Teodoro, António; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNas últimas duas décadas do século XX, assistiu-se à afirmação de um novo senso comum nos discursos e nas políticas públicas de educação, baseado numa redução dos conceitos de democracia às práticas de consumo, de cidadania a um individualismo possessivo e de igualdade ao ressentimento e medo do outro. O centro da construção desse discurso encontra-se na transferência para o mercado – e não, como antes, nas políticas democráticas – da verdadeira esfera da liberdade. Neste texto, ensaiamos responder à questão central que se põe nos nossos dias quando se procura uma alternativa teórica e prática à globalização neoliberal : É possível, atualmente, edificar as bases de um novo senso comum capaz de ajudar a formular um programa educativo de um novo bloco social interessado em promover (e em realizar) políticas progressistas de paz, justiça social, felicidade e liberdade ? Na resposta, fazemos apelo a conceitos de Jurgen Habermas, Ulrich Beck e Boaventura de Sousa Santos para analisar um outro programa político e a sua base de apoio, capaz de dar esperança e capacidade de edificação de um outro mundo possível.