Revista Lusófona de Educação n.º 26 (2014)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 26 (2014) por assunto "FRANCE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Le rôle de l’enseignant en éducation civique au collège en Chine et en France : une approche compréhensive en éducation comparée(University of Lusophone Humanities and Technology, 2014) Regnault, Elisabeth; Qin, Jie-ying; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste artigo é mostrar a abordagem compreensiva em educação comparada apresentando uma comparação da educação cívica no ensino básico (11-15 anos) em França e na China. Há duas abordagens em educação comparada: a abordagem pragmática, universalista, que revela semelhanças e diferenças e que consiste em fazer emergir as boas práticas para as transferir para outro contexto; e a abordagem compreensiva, culturalista, que consiste também em revelar diferenças e semelhanças mas compreendendo os fenómenos e os factos educativos em vez de os medir e não tentando eneraliza-los nem transferi-los. A abordagem compreensiva é mais pertinente porque não relata unicamente os fatos educativos mas tenta fazer com que sejam inteligíveis os processos que se desenvolvem nas comunidades humanas que constroem discursivamente sentido e identidades (Malet, 2005). Um exemplo de abordagem compreensiva está na transferência da pedagogia de Montessori para a China o que permitirá validar as características próprias da abordagem compreensiva.