Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 02 - 2013 (Vol. 46 ): Abordagens e conceitos na atuação dos museus
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 02 - 2013 (Vol. 46 ): Abordagens e conceitos na atuação dos museus por assunto "COMUNICAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem(Lusofona University, 2013) Rangel, Vera Maria Sperandio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.