Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 02 - 2013 (Vol. 46 ): Abordagens e conceitos na atuação dos museus
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 02 - 2013 (Vol. 46 ): Abordagens e conceitos na atuação dos museus por assunto "MEMÓRIA"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estratégias museológicas participativas: refletindo e atuando em sociomuseologia(Lusofona University, 2013) Janeirinho, Raquel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto baseia-se nas conclusões da dissertação de Mestrado em Museologia que teve como enfoque o trabalho de campo desenvolvido numa freguesia do concelho de Peniche, Portugal, com base num projeto designado ‘Inventário Participativo do Património Cultural de Atouguia da Baleia’ (IP), associado a um polo museológico então em fase de implementação. Nesse projeto de investigação-ação, diferentes perspetivas de áreas disciplinares distintas contribuíram, com o seu enquadramento teórico e as suas metodologias de ação, para a seleção de estratégias e direcionamento dos trabalhos desenvolvidos no terreno. Reflete-se, neste artigo, sobre a importância do princípio da participação em Sociomuseologia; sobre a ação museológica de inventariação, com destaque para o Inventário Participativo, considerando o necessário reconhecimento e apropriação das referências patrimoniais por parte da comunidade; sobre a premência de uma reflexão dialógica, onde teoria e prática se interligam e consubstanciam; sobre a mais-valia que a interdisciplinaridade tem para a Sociomuseologia; sobre a forma como sequências de métodos participativos contribuem para um maior conhecimento do terreno em causa e para o fortalecimento da ligação museu-comunidade-território; e sobre a educação patrimonial como esteio de cidadania, desenvolvimento e valorização do património cultural.Item Museus, hibridação cultural e novas territorialidades(Lusofona University, 2013) Primo, Judite Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto procura apresentar as relações ente as noções diferenciadas de Estado, ao longo do período moderno e pós-moderno, e o lugar e o papel ocupado pelos museus. Salientar a importância que o contexto político, social, educativo e cultural teve na construção do museu como espaço público na Europa e em consequência na generalidade dos países ocidentais desde a revolução francesa até aos nossos dias. Na contemporaneidade as noções de património e seus processos, identidade, socialização, teatralização, comunicação e educação fazem parte do universo museológico quer se trate de museus tradicionais quer se trate de museus socialmente comprometidos. Face aos processos de globalização e hibridação cultual, os museus são palcos para as discussões sobre as problemáticas de territorialidade, novas categorias de patrimónios bem como novos entendimentos acerca dos utilizadores/beneficiários da instituição museu.