FE - Centros de Investigação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FE - Centros de Investigação por assunto "ECOLOGY"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Construções colaborativas para a sustentabilidade : uma reflexão crítica(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Santos, Isabel Abreu dos; Raposo, Maria Albertina Amantes; Durão, Anabela Cândida Ramalho; Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de; Faculdade de EngenhariaOs problemas ambientais estão intimamente ligados ao futuro. A narrativa da sustentabilidade que integra a componente do futuro no seu conceito, relaciona-se com as gerações vindouras e um horizonte de tempo onde impactes ambientais devido às ações humanas podem (ou irão) acontecer. Com base na perceção negativa da realidade explorada por Steven Pinker e na visão positiva de Rutger Bregman as autoras questionam-se quanto aos trajetos e tendências da colaboração de cidadãos para a sustentabilidade. Afinal onde se situa a visão da próxima geração? Muito se tem trabalhado sobre os conceitos de cidadania para a sustentabilidade. Este trabalho de investigação, apoiou-se em entrevistas semiestruturadas a jovens, maiores de 18 anos (janeiro - fevereiro de 2021) sobre as visões de sustentabilidade a longo prazo. A maioria dos jovens questionados desconhecem a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mesmo assim, os seus depoimentos vão de encontro ao que está definido na Agenda. Embora alguns respondentes, principalmente os mais velhos, tenham referido uma perceção negativa do futuro, mencionando, a falta de disponibilidade de empregos, a luta pelo território e bens essenciais, o egoísmo, o aumento da desigualdade, a poluição, as alterações climáticas, as doenças, a escassez de água, a instabilidade política e social e uma democracia mais frágil – a grande maioria acredita que nos próximos 30 anos o mundo pode ser melhor. Como aspetos positivos salientam-se a regeneração ecológica, a regeneração social e a consciência cooperativa, a facilidade de comunicação que a tecnologia nos permite rumo à evolução para um cenário de não extremismos e a importância do conhecimento.Os depoimentos recolhidos levam-nos a acreditar no potencial da colaboração, como construção social da realidade, a longo prazo, que permite criar capital social, político e intelectual, gerador de uma comunidade humana inserida no ambiente natural do qual é parte integrante, interconectada com o todo. Em suma, um exemplo de uma comunidade sustentável conciliável com a agenda 2030 e respetivos ODS.Item Sustainability and humanity : in search for harmonized disruptions(3rd International Scientific Conference Ecological and Environmental Engineering, 28 June- 1 July, Poznan, Poland, 2022-06) Raposo, Maria Albertina Amantes; Santos, Isabel Abreu dos; Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de; Durão, Anabela Cândida Ramalho; Faculdade de EngenhariaThe profound changes that are now taking place require new ways to be in a classroom to teach and to learn. Educational communities must adapt to a new and unplanned disruptive reality and there are no doubts that teachers must be active agents for change. And more that put the effort on implementing technological and social innovations, there is a need to design them too. So, the creation of scenarios for a new sustainable world, brings to education the need to jump from knowledge made for the collaborative construction of knowledge which means taking into account contexts, different ways to learn, with the necessary time spent not only for cognitive aspects but also emotional ones bringing to teachers and students the need, but also the opportunity, to embrace the culture of social transformation. This work is a critical reflection on how important it is to prepare students culturally so they can build their own autonomy and contribute to the different fields and for a better world. The citizens of tomorrow, students today, will be culturally and technologically limited if we insist on training them for instrumental application of knowledge instead of encouraging them to incorporate knowledge into their daily cultural practices. To build a cultural sustainable and democratic society, we need to improve pedagogy, restoring dialogue and empowering people. SUBJECT KEYWORDS: Global citizenship, Dialogue, Critical Thinking, Social transformation, Integral Ecology