Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020) por assunto "ACADEMIC CURRICULA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os currículos de formação inicial de professores: aproximações e distanciamentos em dois países europeus(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA implementação do processo de Bolonha veio introduzir alterações estruturais na formação inicial de professores. Os currículos de cursos de formação inicial de professores expressam essas novas configurações e a sua análise permite conhecer as competências que são privilegiadas pelas diferentes instituições de ensino superior. Com este estudo pretendemos compreender as semelhanças e diferenças dos currículos de formação inicial de professores nos cursos que habilitam para a docência, no ensino secundário, de duas instituições de ensino superior, uma em Portugal e outra na Irlanda, tendo sido selecionada a área das ciências físicas e naturais. Neste sentido, utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, foi efetuada a análise qualitativa de conteúdo de documentos oficiais e institucionais, procurando-se compreender como se estruturam os referidos cursos e a importância que neles é atribuída à prática. Apesar destes programas se inserirem no Espaço Europeu de Ensino Superior e de serem fortemente definidos centralmente, conclui-se que existem diferenças na oferta formativa de ambas as instituições e na organização curricular da formação, sendo de realçar a acentuada discrepância do número de horas de prática em contexto escolar que um e outro contemplam.