Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020)

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    Robot dogs, interaction and ludic literacy: Exploring smart toy engagements in transgenerational play
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Heljakka, Katriina; Ihamäki, Pirita; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    This article highlights a study focusing on playful human-robotics interaction with an interest in robot dogs, technologically enhanced play, and ludic literacy. In order to find out how players of different ages react to, approach and employ a robot dog (called Golden Pup) in play, we designed an experimental study with 6–7 year old preschool children and 80+ year old seniors. We conducted the study with preschoolers and seniors, who during a playtest session interacted with a toy robot, namely a smart toy dog resembling a golden retriever puppy. Our aim was to find out how the toy robot invites playful interaction with it, facilitates social engagement between generations of players, and opens up conversations around social robotics and adaptive learning on toy-based technologies between players of different ages. Our findings suggest the role and importance of play in media education and show how robotic toys can be used to enhance ludic literacy, when shared as a part of transgenerational play. Este artigo destaca um estudo que se centra na interação lúdica humano-robótica com um interesse em cães robôs, brincadeira tecnologicamente otimizada e literacia lúdica. A fim de descobrir como os jogadores de diferentes idades reagem, abordam e utilizam um cão robô (chamado Golden Pup) na brincadeira, concebemos um estudo experimental com crianças pré-escolares de 6-7 anos de idade e idosos com mais de 80 anos. Realizámos o estudo com crianças pré-escolares e idosos que, durante uma sessão de teste de jogo, interagiram com um robô brinquedo, neste caso, um cão brinquedo inteligente semelhante a um cachorro Golden Retriever. O nosso objetivo era descobrir como o robô brinquedo convida à interação lúdica com o mesmo, facilita o envolvimento social entre gerações de jogadores e abre portas a conversas sobre robótica social e aprendizagem adaptativa em tecnologias baseadas em brinquedos entre jogadores de diferentes idades. Os nossos resultados sugerem o papel da importância da brincadeira na educação para os media e mostram como os brinquedos robóticos podem ser usados para aumentar a literacia lúdica, quando partilhados como parte do jogo transgeracional.
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    Aspects for cultivating creative literacy through play: an analysis on primary literature review and preliminary laboratorial work
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Raimundo, José; Cardoso, Pedro; Carvalhais, Miguel; Coelho, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo inspeciona teoria emergente da revisão de literatura e de trabalho de laboratório em jogos para o cultivo da literacia criativa. É discutível se os jogos podem ou não instilar ou alienar a criatividade de alguém. Por um lado, podem ser um campo de exploração livre de riscos e stress para as pessoas interagirem de formas sem precedentes; por outro, podem alienar jogadores do mundo real. No entanto, eles têm o potencial de serem transformados em ferramentas de pensamento, de aprendizagem e para articular conhecimentos entre indivíduos. Com isso em consideração, identificamos dois grandes grupos que se ramificam em quatro categorias principais: Comportamentos – compostos por Atitudes e Competências – e Condições – compostos por Procedimentos e Recursos – que estamos a estruturar numa framework a partir da qual extraímos hipóteses que são validadas através de sessões de teste de jogo, a fim de a melhorar.
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    Políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo aprofunda a trajetória das políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil, cuja gênese deve ser buscada em movimentos internos de regulação no país. Tal processo inicia-se ainda na década de 70 do século XX, quando são criadas as primeiras iniciativas de avaliação da pós-graduação em âmbito nacional, e tem continuidade ao longo do tempo. O texto aborda as iniciativas que se instauram gradativamente no período compreendido entre aquele momento histórico, as décadas subsequentes e os anos recentes, tomando como marco conclusivo o Plano Nacional de Educação, aprovado por lei em 2014. Com base nos momentos-chave desse percurso, identificados mediante análise documental, são consideradas distintas fases entre as origens, a organização e a consolidação da avaliação e regulação da educação superior no Brasil. Ao longo dessa trajetória são construídos os principais marcos do desenvolvimento do Estado Avaliador no Brasil, os quais são caracterizados por forte presença de um aparato técnico e burocrático que, pouco a pouco, imprime um novo desenho às políticas de educação superior que têm na regulação um forte componente de seu desenho atual.
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    Os currículos de formação inicial de professores: aproximações e distanciamentos em dois países europeus
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A implementação do processo de Bolonha veio introduzir alterações estruturais na formação inicial de professores. Os currículos de cursos de formação inicial de professores expressam essas novas configurações e a sua análise permite conhecer as competências que são privilegiadas pelas diferentes instituições de ensino superior. Com este estudo pretendemos compreender as semelhanças e diferenças dos currículos de formação inicial de professores nos cursos que habilitam para a docência, no ensino secundário, de duas instituições de ensino superior, uma em Portugal e outra na Irlanda, tendo sido selecionada a área das ciências físicas e naturais. Neste sentido, utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, foi efetuada a análise qualitativa de conteúdo de documentos oficiais e institucionais, procurando-se compreender como se estruturam os referidos cursos e a importância que neles é atribuída à prática. Apesar destes programas se inserirem no Espaço Europeu de Ensino Superior e de serem fortemente definidos centralmente, conclui-se que existem diferenças na oferta formativa de ambas as instituições e na organização curricular da formação, sendo de realçar a acentuada discrepância do número de horas de prática em contexto escolar que um e outro contemplam.
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    Do silêncio como via longa. Contribuição para uma pedagogia do silêncio
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Araújo, Alberto Filipe; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Tratamos no presente artigo de um tema relativamente estranho à tradição filosófico e educacional portuguesa, ainda que o mesmo tenha ultimamente merecido alguma atenção por parte das publicações religiosas e da espiritualidade em geral no nosso país. Neste contexto, defendemos que a vivência e a prática do silêncio é uma das condições para se meditar criativamente em ordem à elaboração de um conhecimento iniciático e pedagógico conforme uma Bildung que faça de cada um Mestre de si-mesmo. Dedicamos a primeira parte ao tema do “silêncio como via longa” enfatizando a importância de procurar-se não só o silêncio interior, como também nele viver em ordem à meditação criativa e respeitadora da Tradição. Na segunda parte tratamos da pedagogia do silêncio como um tipo de pedagogia que procura ensinar aquele que se interessa pelo silêncio interior com o objetivo não somente de ele ser o cadinho onde um pensamento ressonante germinará, como também desse mesmo silêncio poder contribuir, impelido por uma espécie de libido educandi, para trans-formar (Umbildung) um sujeito devoto de um silêncio interior que, por sua vez, o faça melhor compreender a palavra que pensa e que diz. Trata-se de uma pedagogia do silêncio que, ao contribuir quer para uma iniciação ao silêncio, quer para a gestação de uma Palavra, se afirme consonante com uma espécie de paideia de um silêncio interior instigador da Palavra justa.
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    Interações educador-crianças no contexto de creches públicas e privadas
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Santos, Ellis; Ramos, Deborah; Salomão, Nádia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo objetiva analisar as interações educador-crianças em creches públicas e privadas. É um estudo qualitativo, tendo como participantes 24 educadoras e 95 crianças com idade entre 24 e 30 meses. As interações educadora-crianças foram observadas sistematicamente e filmadas em contextos poliádicos de leitura/apresentação de histórias infantis. Para a transcrição dessas observações e o levantamento da frequência das categorias interacionais, utilizaram-se, no primeiro caso, as normas operacionais do CHAT (Codes for the Human Analysis of Transcripts) e, no segundo caso, o CLAN (Computerized Language Analysis), sendo ambos componentes do programa computacional CHILDES (Child Language Data Exchange System). Assim, sobre os Estilos comunicativos das educadoras, prevaleceu o uso das Requisições nos dois grupos de educadoras, sobretudo as Requisições de resposta geral e as Requisições de resposta específica. Destacaram-se também os Assertivos e os Diretivos de atenção entre as educadoras das creches públicas e das creches particulares, sendo que os Diretivos de atenção foram mais frequentes nas creches particulares. Com relação à análise dos Comportamentos comunicativos infantis, predominou a linguagem verbal nos dois grupos de crianças. Desse modo, almeja-se, com esta pesquisa, subsidiar a prática do educador de creche no contexto das interações com a criança.
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    Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São Paulo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Stefanini, Jaqueline; Cavalin, Luciana; Silva, Débora; Camargo, Natália; Sani, Ana; Scherer, Edson; Scherer, Zeyne; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.
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    Game creation to promote media and information literacy (MIL) skills in basic education teachers
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Sousa, Carla Patrícia Gonçalves e; Costa, Conceição; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    No âmbito do GamiLearning (2015-2018), um projeto de investigação-ação com o objetivo de promover as dimensões crítica e participativa da Literacia Mediática e Informacional (MIL), através de experiências colaborativas com jogos digitais, foi desenvolvido um workshop para professores do Ensino Básico em Portugal. O workshop tinha como principal objetivo desenvolver competências em MIL, através da criação colaborativa de jogos digitais. Para documentar esta prática, foi desenvolvido um questionário para autoavaliação pelos professores dos seus níveis de literacia mediática, da sua motivação para integrarem a formação, das suas atitudes sobre os videojogos, e da sua posição sobre a educação para os media no contexto formal de ensino. Um grupo de 21 professores do Ensino Básico completou a formação presencial, suportada por uma plataforma colaborativa online – o SAPO Campus. Os resultados quantitativos demonstram aumentos estatisticamente significativos (p < .05) na auto-perceção de competências de literacia mediática dos professores, sobretudo na criação de media e gestão das identidades digitais. Os resultados qualitativos enquadram uma reflexão dos professores sobre a relevância da criação de media digitais na motivação dos estudantes e na promoção da MIL. As barreiras à adoção de práticas pedagógicas que incluem a criação de media foram também alvo da reflexão dos professores.
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    Escapando de la clase tradicional: the escape rooms methodology within the spanish as foreign language classroom
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    The escape games or the so-called escape rooms industry is booming nowadays. Due to the fact that this type of live-action team-based games (Nicholson, 2016) require a great deal of communication and critical thinking, it is quite easy to think of its application at education. This paper aims at discussing on how to use escape room concepts for educational purposes and, more specifically, in Spanish as Foreign Language (SFL) classroom. Moreover, it is also our aim to present a case study in which students were invited to both create and participate in an escape room. Therefore, we will be focusing on escape room design applied to the teaching of SFL setting, taking into consideration game narratives, puzzle types and rooms organisation aspects. By following an ethnographic methodological approach, a case study was undertaken in which the following data-collection tools were used: a) questionnaires to figure out students’ perceptions on escape rooms and on the influence of escape room methodologies onto the development of skills; b) field notes, pictures and videos collected during the application of the escape room activities.The main results show that students considered both escape rooms catered for the development of 21st century skills. As Escape Rooms ou a indústria de “Escape Rooms” estão a crescer a um ritmo alucinante hoje em dia. Devido ao facto de este tipo de jogo colaborativo de ação ao vivo (Nicholson, 2016) exigir muita comunicação e pensamento crítico, é bastante fácil pensar na sua aplicabilidade em contextos educativos. Este artigo tem como objetivo discutir como usar o conceito de “Escape Room” com fins educativos e, mais especificamente, na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Além disso, também é nosso objetivo apresentar um estudo de caso no qual os alunos foram convidados a criar e participar em “Escape Rooms”. Portanto, prestaremos atenção ao design de “Escape Rooms” aplicado ao ensino de ELE, tendo em conta as narrativas do jogo, os tipos de quebra-cabeças e os aspetos da organização das salas. Seguindo uma abordagem metodológica etnográfica, foi realizado um estudo de caso no qual foram utilizadas as seguintes ferramentas de recolha de dados: a) questionários para inventariar as percepções dos alunos sobre as “Escape Rooms” e a influência das metodologias desta natureza no desenvolvimento de competências; b) notas de campo, fotos e vídeos recolhidos durante a aplicação das atividades de “Escape Room”. Os principais resultados mostram que os estudantes consideraram que as duas “Escape Rooms” promoveram o desenvolvimento de competências do século XXI.